Como estou estudando a fase americana do diretor, escolhi 5 filmes que julguei serem os melhores para se trabalhar. Essa semana assisti “Janela Indiscreta” (1954) que conta a história vista pelos olhos de Jeff, um fotógrafo que, por ter sua perna quebrada, está “preso” em uma cadeira de rodas, espiando seus vizinhos pela janela, através de sua teleobjetiva, para ocupar o tempo. No livro de referência, Hitch fala da diferença entre surpresa e suspense, utilizando Rear Window como exemplo: “…uma pessoa curiosa que penetra no quarto de outra e vasculha as gavetas. Você mostra o dono do quarto que sobe a escada. Depois retorna à pessoa que vasculha e o público tem vontade de lhe dizer: ‘Cuidado, preste atenção, ele está subindo a escada’ […] por exemplo com Grace Kelly em Janela Indiscreta”.¹ No suspense o público tem as informações do que está ocorredo com as personagens; enquanto que surpresa seria como, por exemplo, uma bomba que explode sem nenhuma expectativa do público. O suspense é incrementado com uma técnica muito bem utilizada: voyeurismo. O conceito está relacionado com o prazer em observar outras pessoas. No filme, o fotógrafo Jeff é um voyeur. Truffaut diz, “Somos todos voyeurs, ainda que apenas quando assistimos a um filme intimista. Aliás, James Stewart na janela está na situação de um espectador assistindo a um filme”. Assim, Jeff está na cadeira, como nós estamos dentro de uma sala de cinema, assistindo a tudo pela janela, como nós pela tela. Nesta cena, a reação de Jeff aproxima da reação do público ao assistir a uma cena de um suspense: querer avisar a personagem sobre o perigo e não poder:
Isso pra mim foi fantástico nesse filme. Concordo quando Tiago Bacelar² diz: “Hitchcock criou um espelho perfeito: o espectador-personagem e o personagem-espectador, um mecanismo de perfeita relação do mundo diegético com o espectador do mundo real.”
Referências:
¹ TRUFFAUT, François. Hitchcock/Truffaut: Entrevistas. São Paulo:
Editora Companhia das Letras, 2004.
² http://tbproducoesaudiovisuais.blogspot.com.br/2009/05/janela-indiscreta-e-o-voyeurismo-de.html
Muito bacana esse vídeo feito por Jeff Desom, baseado no filme "Rear Window": http://vimeo.com/37120554
ResponderExcluirOi, Helena! Muito bom! Você incorporou as sugestões do último encontro e já apresentou, ainda que de forma sucinta por conta dos limites da postagem, elementos como a diferença entre suspense e surpresa. No trabalho final, você terá mais espaço para desenvolver melhor esse ponto. Assim como poderá retornar a esse tema nas próximas postagens.
ResponderExcluirUm abraço,
Danila.
Oi Danila! Tentei seguir as dicas que vocês me deram! Valeram muito!
ResponderExcluirAprendi muito mais do que está no post, mas no trabalho final eu desenvolverei melhor.
E obrigada por fazer os comentários, são muito úteis!! =D
Abraço,
Helena.