Como prometido no post anterior, continuarei falando sobre os elementos
de expressão marcária.
Cores
São de suma importância na identidade das marcas, sendo, por vezes o
principal elemento, como no caso da Coca-cola ou Kodak, por exemplo.
Há aspectos nas cores que permitem inúmeras possibilidades de
utilizações, como seus variados tons. Ex: Tons pastéis de rosa são utilizados
em produtos para bebês, enquanto um tom mais forte e luminoso de rosa é visto
em brinquedos para crianças maiores. Há ainda aspectos de reação afetiva,
cognitiva e comportamental, além de aspectos culturais relacionados à cor, ou
seja, diversas formas de combinações e utilizações contribuindo na construção
identitária das marcas.
Slogan
“Primo” dos provérbios, máximas e jargões, os slogans existem para
aproximar os consumidores das marcas, colaborando para sua fixação e
reconhecimento.
Assim como o logo, as cores, etc, deve estar alinhado aos objetivos e
ao valor que o produto/empresa pretende entregar. E, retomando o primeiro post,
de tempos em tempos o slogan muda, visando manter a marca atual e “afinada” com
seu público. Para exemplificar, veja os slogans da Coca-cola no Brasil:
Som e jingle
O som, como poderoso incitador emocional e comportamental,
exerce a função de realçar a identidade da marca. Veja, por exemplo, o AHHH!!! da marca Kolynos sempre presente
em seus anúncios para a TV. Era a forma encontrada para ilustrar a refrescância
do creme dental. E o plin plin da
Rede Globo? Basta ouvir para fazer a associação. As empresas têm investido
pesado na associação de um som à marca. Veja os comerciais da Intel, Honda e Samsung abaixo. Todos possuem sua “assinatura sonora”.
Os jingles também são fortes lembretes de marcas para nós.
Não poderia deixar de citar o clássico jingle do Mc Donald’s nem o já famoso no 3° período de Comunicação
da UFMG... “Bandejão”.
Personalidade e mascote
Grande parte das comunicações publicitárias no mercado trazem
artistas e esportistas conhecidos. É a busca da transferência de tudo que
aquela personalidade representa para a marca anunciada. E quanto mais popular a
figura, mais marcas têm interesse em se associar àquela celebridade. Quer um
exemplo? Neymar.
Também é comum a criação de mascotes das marcas, estratégia
que visa humanizá-las. Podem ser reais, como o cachorro Cofap, ou desenho, como
o Lequetreque da Sadia, ou o boneco Michelin.
Dentro dos elementos de expressão da marca, posso citar
ainda aroma, sabor e textura. Não entrarei em detalhes, apenas deixo alguns exemplos
interessantes de como esses aspectos (e outros, no campo sensorial) foram explorados em algumas ações.
Numa perspectiva diferente, recomendo a leitura do livro “A
Lógica do Consumo", de Martin Lindstrom, que aborda a ciência que já citei
aqui, o neuromarketing, revelando a relação subconsciente do consumidor com os
elementos de que tratei nesse post e no anterior.
Snoop-Dogg lançou livro que pode ser fumado:
http://comunicadores.info/2012/04/09/snoop-dogg-lanca-livro-que-pode-ser-fumado/
Editora fez livro de receitas comestível:
http://www.brainstorm9.com.br/29141/design/um-livro-de-receitas-tao-bom-que-voce-vai-querer-comer/
Convites para estreia de Jogos Mortais 3D trouxe armadilha:
http://comunicadores.info/2012/05/07/convite-para-estreia-de-jogos-mortais-3d-traz-armadilha-de-jigsaw/
Editora fez livro de receitas comestível:
http://www.brainstorm9.com.br/29141/design/um-livro-de-receitas-tao-bom-que-voce-vai-querer-comer/
Convites para estreia de Jogos Mortais 3D trouxe armadilha:
http://comunicadores.info/2012/05/07/convite-para-estreia-de-jogos-mortais-3d-traz-armadilha-de-jigsaw/
Toyota imprimiu cartazes em folha de bananeira |
Cirurgião plástico fez cartão de visita "siliconado" |
Adorei, Gabi! Principalmente os exemplos :)
ResponderExcluirQue bom que gostou Bela!
ResponderExcluirAdorei o exemplo! hehehe
ResponderExcluirMuito bacana essa coisa das cores e dos slogans! Curti! =)
Confesso que sempre tive curiosidade de assistir o jingle "Bandejão", sempre citado como exemplo nas disciplinas. Parabéns pelo esforço em ilustrar a postagem com vários exemplos.
ResponderExcluir