segunda-feira, 14 de maio de 2012

Elementos de expressão das marcas [Gabriela Bonfim] #2


As marcas se dão a ver de diferentes maneiras com o objetivo de estabelecer uma conexão com o consumidor (se esta for emocional, melhor).
Para isto, se valem de diversos recursos: desde seu nome até a cor do uniforme dos funcionários, passando pelo logotipo, embalagem dos produtos, slogan, jingle, mascote, enfim, todo o conjunto que constrói a identidade da marca e seu universo perceptual, dotado de símbolos, sensações e associações, com o qual as pessoas interagem.

Nome

O nome de uma marca é como um nome próprio, porém diferente deste, já que podem existir várias “Alices” ou “dos Santos”, enquanto nomes de marcas só podem designar uma única entidade.
É difícil criar um bom nome para uma marca, mas uma boa estratégia é apoiá-lo em termos que já possuem carga semântica forte. Ex: Natura. Todo o discurso da empresa remete à natureza, sustentabilidade.
Nome em harmonia com discurso = Marca forte

Linha de produtos Natura Ekos
Wallpaper disponível no site da Natura

Logotipo

Fazendo uso da definição de Norberto Chaves, “o logotipo é a versão gráfica estável do nome da marca”; análogo ao que no indivíduo é a assinatura de seu nome.
O logotipo é a chave de acesso imediato ao universo representativo da marca, portanto deve encarnar a imagem da empresa, ter coerência com o discurso global da organização, resistência à fragmentação. Deve ter originalidade para se distinguir, expressar um sentido que logo deve ser percebido, ter legibilidade e visibilidade, além de flexibilidade e versatilidade, possibilitando sua representação em qualquer meio.

 

Forma e Design

Curvas expressam feminilidade, sensualidade. Paralelas verticais são sinônimo de sustentação.
As formas possuem uma linguagem própria capaz de causar efeitos e sensações nas pessoas. Obviamente, portanto, isso é levado em consideração na hora de planejar a identidade visual da marca. Alguns exemplos:

Curvas na embalagem do perfume feminino evocando suavidade, sensualidade.

Angularidade associada à dureza, masculinidade.

Simetria nos ponteiros do relógio

Simetria perfeita utilizada no logo da Mercedes-Benz


Embalagem e Rótulo

A embalagem é objeto simbólico, que deve assumir as funções de diferenciação, atração, sedução e informação. Muito mais que exercer a função de contenção e proteção do produto, a embalagem é como um comercial relâmpago, que deve chamar a atenção do consumidor. O mesmo vale para o rótulo, que excede sua função primeira, de informação/descrição, para compor junto à embalagem a identidade visual do produto.
Por seu caráter distintivo, a embalagem é dotada de grande importância, fato comprovado por pesquisas que atestam aumento de vendas após sua mudança; casos de cópias dentro do mesmo segmento de produtos e até proteção legal de embalagem, caso da garrafa de Coca-Cola em estilo Art Nouveau.

Mudanças de embalagem da Budweiser

Embalagem protegida legalmente


Multiuso que teve embalagem possivelmente copiada
   
Danoninho também foi copiado


No próximo post continuarei falando sobre os elementos de expressão marcária. Aguardem!

2 comentários:

  1. Ei Gabriela, só uma dúvida. Esses exemplos são mencionados no livro que você está lendo?
    abs

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  2. Regiane,
    Tenho buscado exemplos não citados pela autora, mas nesse post, o exemplo do multiuso Veja e da garrafa da Coca-Cola foram mencionados no livro.

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