segunda-feira, 28 de maio de 2012

Felicidade e consumo na obra de Baudrillard [Matheus Couto] #2


Tive alguns problemas para o meu projeto que impossibilitaram o meu segundo post. Comprei o livro “A sociedade de consumo” pela internet e até hoje ele não chegou. Como na época, o livro não estava disponpivel na biblioteca, acabei atrasando todo o processo. Mas agora o cronograma do meu projeto está regularizado.
Sobre o livro “A sociedade de consumo” do autor Jean Baudrillard, considero a leitura tranquila e bastante instigante. Recomendo o livro, que na biblioteca apresenta o nº de chamada 194.9 B342so.PM.
Na obra, Baudrillard defende a ideia de que a felicidade é o que gera a sociedade de consumo. A busca pela felicidade não seria algo instintivo ou natural, e sim algo externo a nós. Dessa forma, a felicidade atual precisaria ser mensurável, ou seja, precisaria de signos/objetos que representem esse bem estar. O autor também relaciona a questão do mito da igualdade com essa busca pela felicidade, uma vez que a felicidade seria um bem para todos (todos tem o direito da felicidade), porém, como está atrelada ao consumo, nem todos conseguirão alcança-la. A felicidade plena para todos nunca será possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário