A candidatura de Márcio
Lacerda (PSB), em 2008, foi apoiada por Aécio Neves e Fernando Pimentel, já que
seus partidos não lançaram candidatos próprios. Respectivamente, governador de
MG e prefeito de BH, ambos gozavam de alta aprovação popular.
Em âmbito nacional PSDB e PT
eram grandes adversários, assim, em Belo Horizonte, esta união simbolizava a
promoção dos interesses públicos sobre os interesses políticos. Daí surge o nome da
coligação, “Aliança por BH”. Um dos slogans da Aliança era “meu partido é BH”.
Segundo o livro Como o eleitor escolhe seu prefeito: campanha e voto nas eleições municipais, além
de não possuir experiência política no Executivo ou Legislativo, Lacerda era um
nome técnico, sem expressão, sem apelo popular e tímido. Então, para compensar, seus comunicadores ressaltaram sua competência técnica. O candidato foi apresentado como grande administrador e homem de confiança do governador e do prefeito.
Estudando o marketing eleitoral, observei que talvez o principal aspecto a
que concorrentes devem estar atentos é se uma eleição versa sobre continuidade
ou mudança. E na cabeça do eleitor mineiro, o “mundo presente” era avaliado de
modo positivo.
Lacerda queria representar o
continuísmo, mas seu principal concorrente, Leonardo Quintão, não aceitou o
papel de opositor. Em seus programas, Quintão fazia questão de dizer que era
amigo de Aécio e que seu partido, o PMDB, era da base de apoio do governo na
Assembléia Legislativa.
Assim, Quintão também
assumiu uma retórica de situação, mas, usou a emoção para se diferenciar do aspecto
frio e técnico de Lacerda. Ele adotou como símbolo o coração, fez uma forte
campanha corpo a corpo e carregou a voz com um forte sotaque mineiro. Adotou um
personagem bem coerente com seu principal bordão, “gente cuidando de gente”.
Deste modo os dois
candidatos foram para o 2º turno em uma eleição equilibrada. Momento em que
começou a contrapropaganda, com fortes ataques de ambos os lados. Márcio
conseguiu desconstruir a imagem de Quintão e o candidato da coligação "Belo Horizonte para Você", passou a ser visto como o candidato que mais mentia. Assunto da próxima postagem.
Oi, Josué, agora sim seu post está mais contextualizado e discutindo elementos centrais do seu objeto. Só achei o título muito vago e pouco representativo do corpo do texto.
ResponderExcluirGostaria que você deixasse claro para gente quais os próximos passos, o que você pensou após a nossa última reunião sobre o cronograma. Pode nos informar das alterações como comentário aqui mesmo, se você quiser. Um abraço, Danila.
As alterações que fiz no cronograma foram adiantar para a terceira postagem o que seria abordado na quinta e dar maior destaque ao candidato Márcio Lacerda.
ResponderExcluirNa quarta postagem abordarei o usa da criatividade nos diferentes meios de comunicação. Principalmente os ataques feitos de ambos os lados no segundo turno.
Na quinta postagem farei uma análise dos jingles dos principais candidatos, Márcio Lacerda e Leonardo Quintão.
Comecei a procurar após a nossa última reunião e acredito que há material na internet o suficiente para os próximos compromissos.
Ok, Josué, obrigada! Até o próximo post!
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