Estou com meu cronograma bastante atrasado, pois percebi que era necessário assistir a mais edições anteriores do Furo MTV para diagnosticar suas mudanças durante os quatro anos em que está no ar (2009 a 2012). Durante essa fase inicial de pesquisa assisti a 36 edições do programa em 2009, sendo 5 de datas especiais como o programa no dia da mentira (01/04/09), na páscoa (13/04/09), na véspera de Tiradentes (20/04), na véspera do Dia dos Namorados (11/06/09) e no Dia das Crianças (12/09/09). Também assisti a 8 edições do programa em 2010, sendo um de data especial: o programa no dia da mentira (01/04/10). Pra analisar melhor as mudanças do programa, e o que foi incorporado ao Furo MTV em 2010 vou assistir a mais 15 programas até a terceira postagem.
O Furo é um programa da MTV, apresentado por Dani Calabresa e Bento Ribeiro. Furo MTV foi ao ar pela primeira vez no dia 02/03/2009 e tinha apenas 15 minutos de duração. Em 2010 o programa ganha mais espaço na emissora, e passa contar com 30 minutos de duração, permanecendo assim até hoje. Em 2009 o programa era exibido às 22:15h, em 2010 começou a ir ao ar mais cedo, às 22h.
Durante o programa, Dani e Bento fazem piadas com notícias do Brasil e do Mundo e com o que foi falado e dito por celebridades. Em 2009, o programa tinha uma estética e um caráter muito mais jornalístico. A roupa dos apresentadores se assemelhava mais a de âncoras de telejornal, principalmente a de Dani calabresa, pois Bento ainda hoje utiliza a camisa social, gravata e palitó. Já Dani Calabresa usava terninhos em 2009 e ao longo de 2010 começou a utilizar roupas menos formais e mais despojadas, perdendo essa estética da roupa de uma apresentadora de telejornal. E a maior semelhança com o telejornal não para na estética. As próprias notícias tinham um caráter mais jornalístico, em 2009 os apresentadores se alongavam um pouco mais em explicar o fato para depois fazer a piada, além disso, ela tinha um caráter maior de denúncia, focava-se muito na editoria "Política". Já em 2010, as piadas começam a se diversificar e as com um caráter de denúncia não são as principais mais. Passa a se fazer mais comédia pela comédia, em 2009 a comédia era uma maneira encontrada para denunciar determinados acontecimentos., é claro que também eram feitas piadas sem esse maior engajamento, como por exemplo, piadas com a vida de celebridades, mas esse não era o foco principal do programa. Do mesmo modo, em 2010 continua havendo críticas a política, mas o programa deixa de focar nessa editoria. Com isso, o Furo MTV passa a ter mais características e a se identificar mais como um programa de comédia, o foco passa a ser o humor, como este será usado para dar uma notícia, e não a notícia contada com uma dose de humor.
Tanto em 2009 quanto em 2010 o programa começa com Dani Calabresa e Bento Ribeiro em uma conversa informal, como se eles não tivessem notado que já estão no ar.
Os início dos vídeos abaixo ilustram essa situação:
A mudança em relação a abertura do Furo MTV em 2010 foram os Tops de 5 segundos. Estes são exibidos antes do programa começar e tem conteúdo variado, pode ser 5 maneiras de fazer algo, 5 piadas sobre determinado fato, 5 ditados populares contados de outra forma, dentre vários outros assuntos. E essa ideia de fazer top de 5 segundos lembra bastante o que ocorre em outras emissoras, quando se tem o toque de 5 segundos antes do começo de algum programa. Abaixo alguns exemplos de Top de 5 segundos do Furo MTV em 2010.
Em 2009, o programa tinha um quadro chamdo "Repórter Didi" que era exibido toda segunda e quarta-feira. Nesse quadro o repórter Didi F apresentava uma matéria sobre algum assunto mais do cotidiano, algo mais trivial, como é exemplificado pelos vídeos abaixo:
Em muitas edições do programa, os apresentadores fazem piada e satirizam o próprio Furo MTV, fazem piadas em relação a sua audiência, a sua qualidade e uns com os outros.
"Só 15 pessoas assistem" CALABRESA, Dani.16/10/10 - Furo MTV
"Imprestável que fuma e vem de chinelo" Dani se referindo ao Bento no programa do dia 13/10/10
" -Você vai conferir hoje no Furo MTV (Bento diz)
-Só hoje, porque amanhã eu não quero voltar (Dani diz)" Programa do dia 07/04/2010
"Jornal tão inteligente que a gente precisa ficar explicando a piada" CALABRESA, Dani.26/03/09 - Furo MTV
"O jornal que você só conhece, porque já acabou a novela da globo e porque a novela do SBT é um lixo" RIBEIRO, Bento. 13/10/10 - Furo MTV
"A gente se esforça para fazer um jornalismo besta, mas é sempre superado" RIBEIRO, Bento. 25/08/09 - Furo MTV
"Furo do dia de hoje. Programa ta acabando, Graças a Deus" RIBEIRO, Bento. 26/04/10 - Furo MTV
Nas edições do programa de 2009, os apresentadore muitas vezes definem o programa como jornalístico em suas frases, ao se referir ao Furo MTV como um telejornal, mas como utilizam da ironia em muitas dessas sentenças, acabam por desconstruir a afirmação de que é um jornal e reafirmando o caráter de comédia do programa.
"Jornal que o Bonner quer apresentar, mas a Globo jamais colocaria no ar" Dani Calabresa
"Jornalismo sério que a gente ta faznedo por aqui"
"Desse jeito serelepe é só aqui mesmo"
"Notícias sérias contadas de forma zuada em 10 segundos"
"O jornal mais equilibrado da TV desde que Fernando Vanute cobriu a Copa meio trilelê
"O Jornal que o Boris Casoi poderia apresentar se tivesse outro bordão além de 'isso é uma vergonha'"
"Ao contrário de muitos jornais a gente tem memória e quando a gente não tem as pessoas sopram as coisas para a gente"
"Mais notícias você vê no jornal" (fala da Dani ao encerrar o programa do dia 07/04/09)
"O jornal que você adora, mas tem vergonha de dizer que assiste"
Em 2010 o quadro Repórter Didi é extinto. Didi F ganha um novo quadro chamado "Brilha o pensamento com Didi" no qual ele comenta sobre as celebridades.
Em 2010 o programa ganha um novo quadro de externas, é o quadro "O Estagiário", no qual um suposto estagiário do Furo MTV faz matérias para o programa, que na avaliação dos apresentadores sempre fica péssima, reforçando a ideia de estagiário como alguém que nunca faz nada direito. Exemplo desse quadro "O estagiário" pode ser visto a partir dos 4 minutos e 30 segundos do vídeo abaixo.
Um dos quadros mais marcantes de 2009 é o "giro de notícias", no qual os apresentadores falam rapidamente sobre notícias do Brasil e do Mundo.
Em 2010 o quadro se desdobrou em dois: "Giro Brasil" e "Giro Mundo"
Outros quadros foram acrescentados em 2010, mas falarei mais sobre estes na próxima postagem.
Além de assistir aos episódios durante esse período de pesquisa, eu fiz contato com um dos roteiristas do Furo MTV: Pedro HMC. Ele é roteirista desde 2010 e avaliou rapidamente as mudanças que ocorreram no programa ao longo desses 4 anos:
"Ao longo dos anos o Furo foi mudando consideravelmente mesmo! Esse ano de 2012 foi o que teve mais mudanças, e (surpreendentemente, porque achei q por ser o 4o. ano, coisa rara em se tratando de programa da MTV, o Furo daria uma caída) melhorou bastante!
Em 2009 no primeiro ano era um programa de 15 minutos, mais jornalístico e opinativo até do que humorístico.
Em 2010 ganhou mais 15 minutos e com isso colocamos alguns quadros, como Momento Hum Hum, Furo do Dia, testamos a idéia de colunas semanais (Retweet com William Bonner do Gui Santana, Quanto Ganha e Controle Remoto do Bruno Motta q tb era roteirista).
Em 2011 o programa continuou ganhando quadros (e ficando cada vez mais maluco aproveitando todo talento e sintonia de Dani e Bento), mas desistimos da idéia das colunas semanais por perceber que a audiência queria Dani e Bento. Quando muito, chamávamos pessoas pra participar COM a Dani e o Bento juntos (Gui Santana, Adriana Lessa, Angela Bismarchi, Raphael Veles, etc.)...
Já em 2012 ganhamos um chroma pra poder explorar mais as notícias fora da bancada. Então agora temos correspondentes em algumas notícias, reconstituições dramáticas (do assalto ao Michel Teló pra mim foi a mais engraçada rs), entrevistas fake (com menor homem do mundo, com Barack Obama, etc.).
Estamos tentando nos renovar ano a ano e manter o fôlego. na MTV é raro algum programa durar mais que 1 ano, que dirá 4. Felizmente acho que estamos conseguindo se renovar sem perder a essência e mantendo a audiência! " Pedro HMC, Roteirista do Furo MTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário