Todos já ouviram falar dele, seja pelo seriado, filme ou o desenho que passava todos os sábados (??) de manhã. Herácles, ou Hércules (seu nome romano e ocidental), é o forte e sagaz filho de Zeus. Conhecido por suas fábulas, como as que mata a Hidra de Lerna - uma serpente com o corpo de dragão - e o gigante Gerião - um monstro de três corpos, seis braços e seis asas -, Hércules é representado no cinema em dois filmes por mim analisados: a animação Hércules, de 1997 e o filme Hércules, de Roger Young (2005).
Hércules, interpretado no seriado de mesmo nome pelo norte-americano Kevin Sorbo
Dá para perceber só pelo público (um desenho e outro ação/aventura) que a abordagem dos dois filmes são bastante diferentes. Enquanto um explora mais a questão do infantil, lição de moral, divertimento de crianças e adultos - é um filme da Disney -, o outro aborda mais a trajetória violenta de Hercules, suas ações, emoções, sua vida valente. No entanto, não é isso que chama mais atenção na diferença entre os dois filmes, mas sim o fato da contradição existente entre as duas histórias. No filme infantil, Hércules é filho da deusa Hera, esposa de Zeus, enqunato na história do semideus retratada no filme de Young e em contos e livros, tanto na cultura grega quanto romana, Hércules é filho da mortal Alcmena com Zeus. Ao adaptar a história, a Disney talvez não queria mostrar a história de um filho fruto de um relacionamento adúltero.
Outra diferença entre o filme de 1997 e o de 2005/contos é a perseguição que Hércules sofre durante sua vida. Na animação, o semideus é perseguido por Hades, irmão ciumento de Zeus, que tenta matar Hércules pelo fato de ele ser seu único capaz de impedir o deus do mundo inferior de libertar os Titãs e dominar o Olimpo. Já nos livros, é Hera quem persegue e tenta matar Hércules. Tomada pelo ciúmes e raiva do filho bastardo de Zeus, a deusa impõe diversos obstáculos e desafios na vida de Herácles na tentantiva de matá-lo.
Hércules do filme da Disney
Hércules do filme de mesmo nome, de Roger Young
Abaixo os trailers dos dois filmes.
Hércules (1997)
Hércules (1997)
Hércules (2005)
Oi, Gabriella! Você desenvolveu mais a comparação entre os filmes e os livros, mas quais? Você não explicita qual texto você utilizou como fonte. Além disso, uma das sugestões que fizemos foi que você partisse da leitura de livros/contos para analisar as adaptações no cinema. Acho que vale a pena, para tornar o texto mais claro, seguir essa orientação no próximo post. Um abraço, Danila.
ResponderExcluir