Para o post dessa quinzena estava previsto pelo cronograma analisar as propagandas 1983/1984, porém houve alguns imprevistos, pois as de 1984 não estão disponíveis no youtube e nem nos sites das agências criadoras; sendo assim não teve como analisa-las.
De ante das circunstâncias fiz uma pequena inversão no cronograma e analisei propagandas de 1983 e 1985, deixando a de 1984 para um próximo, caso encontre as informações necessárias.
O comercial Primeiro Beijo, do anunciante Coca Cola- guaraná Taí, criado pela agência DPZ, foi premiado em 83.
Na época, o slogan do produto era “Gostoso como um beijo”, deste modo, Olivetto trás em cena a pureza e ingenuidade das investidas do primeiro amor e assim a conquista do primeiro beijo; tendo o guaraná em segundo plano, funcionando como objeto de aproximação entre os personagens.
Já no comercial de 85 da marca Estrela, o produto Boneca Amore é apresentado em primeiro plano em mais uma criação de Olivetto.
(vídeo traduzido para o inglês para ser veiculado no festival)
Na inocência de uma criança querendo com tudo brincar, a DPZ apresenta uma menina tratando um bebê como uma boneca. A comparação entre ambos acontece durante todo o comercial. Por mais que a menina tente interagir de forma igual, a Boneca Amore se mostra mais interessante e esperta que o bebê de verdade, mostrando que o mundo lúdico, para as crianças, é mais interessante que a própria realidade.
Observação: Estou tendo dificuldade para encontrar mais materiais sobre o festival de Cannes, pois não são disponíveis muitas informações na internet e na biblioteca da UFMG. Sendo assim, minha próxima tentativa será pesquisar materiais na biblioteca da PUC.
Ei Carla, interessante. Porque você acha que exatamente essas peças foram premiadas?
ResponderExcluir