segunda-feira, 28 de maio de 2012

Invertendo: O Marketing Influenciando a Cultura [Filipe Mendonça] #3

Depois de mostrar e analisar alguns exemplos de influência da cultura no marketing, agora vou focar no caso oposto: a influência do marketing em uma cultura. Essa é a chamada globalização em ação: ainda que tenham que se adaptar às culturas, as multinacionais têm também suas próprias ideologias, que vendem junto com seus produtos.

 Vamos usar de novo a Coca-Cola como exemplo, uma vez que parte de sua história já foi contada no primeiro post e, dessa forma, fica fácil enxergar o contexto. Em suas propagandas, a Coca-Cola sempre aparecia sendo tomada direto da garrafa - até então considerado um ato de má-educação pelos brasileiros - o que, com o tempo, levou os brasileiros a quebrarem esse paradigma e adotarem o "estilo Coca-Cola". Entre 1957 e 1965 a Coca se tornou a bebida favorita dos brasileiros e presença constante em festas, inclusive no Carnaval, que em 57 premiou premiou a escola que apresentou o melhor desfile e samba tendo como tema a bebida. Além disso, a influência da marca se tornou tão forte com o passar dos anos que foi citada até na música brasileira, e ainda por cima para se referir a uma geração inteira (música "Geração Coca-Cola" da Legião Urbana).

Também existem exemplos mais simples, que chegam até a passar despercebidos. É normal vermos pessoas chamarem, por exemplo, achocolatado em pó simplesmente de Toddy (mesmo que aquela não fosse a marca do achocolatado em questão), ou palha de aço de Bombril, etc. Isso mostra como uma marca pode influenciar até no modo das pessoas falarem ou nomearem algo. É não só o domínio de uma marca no mercado como também a sua constante presença na mídia, reforçando a ideia de que tal marca é sinônimo de tal produto por ser a melhor (mesmo que isso não fique tão claro na propaganda).





Fonte: Coca-Cola Brasil
           http://pt.shvoong.com/humanities/149724-… 

4 comentários:

  1. Adorei Filipe! Tô seguindo sua postagens,hein!

    ResponderExcluir
  2. Ei Filipe, sempre muito bons os seus exemplos. Nesses que você apresentou, fico me perguntando se na verdade o marketing não estaria influenciando o consumo, ao invés da cultura propriamente dita. Me parece claro que influencia os costumes e o consumo, mas a cultura é mais do que isso. É o modo de perceber e significar o mundo (para ser sintética, já que o conceito de cultura é bastante amplo). O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regiane,

      De fato a cultura não se resume simplesmente a consumo e costumes. Porém, ao meu ver, no momento em que uma marca como a Coca-Cola consegue quebrar paradigmas e ainda vira tema de expressões culturais como o Carnaval e a música nacional, ela não está mais interferindo simplesmente no consumo ou nos costumes, mas na arte e no comportamento de uma sociedade. Claro que esse é o meu ponto de vista!

      Excluir