segunda-feira, 14 de maio de 2012

Culturas do consumo [Ana Miranda]#2


Nesta quinzena, como foi proposto, li a parte III do livro ‘Comunicação e Culturas do consumo’ de Maria Aparecida Baccega. Texto bem mais específico do que o do primeiro post, com uma construção bem teórica dos aspectos do consumo em relação a sua importância como fenômeno social.
No capítulo 10 é retratado o exemplo do corpo na publicidade para construir a ideia de identificação do consumidor. Essa questão é muito bem abordada e interessante ao longo de todo texto além de ser a principal. O ponto retratado é que existem consumidores globais, ou seja, consumidores de marcas e produtos distribuídos mundialmente que se comunicam de maneira relativamente uniforme.
Também é um aspecto interessante do texto e bem condizente com o tema do meu projeto é a recepção no contexto da publicidade. Para o autor a recepção nesse caso é uma questão de identificação do consumidor. Entretanto, não reconhecer para si os padrões de certa marca não significa que não sejam de um padrão hegemônico.
No capítulo 11 a história da propaganda e do mercado consumidor do Brasil é contextualizada, para que no capitulo 12 sejam apresentados os autores que começaram os estudos no campo do consumo. O primeiro a ser citado foi Veblen e seu texto da ‘Teoria da Classe Ociosa’ de 1899, mas também Marcel Mauss e Lévis Strauss. Com esses autores procurou-se buscar a origem dos estudos em consumo, como por exemplo, a questão das trocas e o que elas representaram para o desenvolvimento de uma maneira de pensamento. Uma citação relevante é: “O consumo é um discurso capaz de criar múltiplas mensagens a partir de um código, permitindo, como operador de um sistema de classificação, aproximar e diferenciar grupos de pessoas através das coisas e vice-versa.” Pág 189.
No capítulo 13 o assunto em questão foge um pouco da temática e aborda a relação do trabalho com consumo baseando-se nos conceitos de Marx e Engels. Já no ultimo capítulo o foco fica com a relação entre publicidade e consumo. Para Baudrillard a publicidade é apenas um álibi para o consumo. Mas essa questão vai se adequar com o próximo post. De forma geral esse livro foi muito útil e com informações extremamente relevantes para o tema de estudo.

Um comentário:

  1. Oi Ana, bastante interessante. Teria algumas imagens das propagandas mencionadas nos textos para exemplificar?abs

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