segunda-feira, 28 de maio de 2012

Recepção e Publicidade [Ana Mirada]#3


Devido à greve da biblioteca da fafich o livro base para essa quinzena não foi devidamente estudado, portanto mudei o foco desse post para dar continuidade ao anterior. Relembrando que no post passado retratei que a leitura do livro “Comunicação e a cultura do consumo” da organizadora Maria Aparecida Baccega não foi terminada, deixando para essa postagem o último capitulo da obra.
Trata-se do capítulo ‘Publicidade: o sonho do consumo e a realidade da produção’escrito por João Carrascoza. A abordagem desse texto foi muito interessante e útil, pois finalmente consegui relacionar o tema da recepção com a publicidade em si. Uma citação relevante é do livro Magia e capitalismo de Everardo Rocha em que o autor comenta:
“Em cada anuncio “vende-se” “estilos de vida”, “sensações”, ”emoções”, “visões de mundo”, “relações humanas”, “sistemas de classificação”, “hierarquia”. [...] Um produto vende-se para quem pode comprar, um anúncio distribui-se indistintamente (Magia e Capitalismo. ROCHA, Everardo,1995,p 27)”
Alguns exemplos de campanhas são citados para mostrar a persuasão com base nos universo sensorial do consumidor. Isso é apresentado ao longo do texto quando o autor chama atenção para a identificação do consumidor com a propaganda o que leva a sua efetivação máxima.



                               campanha Arezzo Verão 2008 com Aline Moraes


De certa forma para contrapor o sistema capitalista e a relação com a publicidade o autor também comenta as propagandas da SOS Mata Atlântica e do Greenpeace. No ultimo parágrafo a ideia descrita fica bem clara:
“Podemos concluir que além de prover o consumo desse, daquele e de todos os produtos, o “aparelho publicitário” opera primordialmente incitando a adaptação do indivíduo à sociedade de consumo, seja ele consumo moderado ou não. Como sentenciou Schudson (1986), a publicidade é mais plena forma de propaganda do sistema em que vivemos.” (Comunicação e Cultura do Consumo,2008, p 228.)

Desta forma, esse livro foi essencial para a melhor visualização de como são as análises nesse campo de pesquisa. Buscado mais complementações para o trabalho também estou lendo sobre psicologia do consumo e creio que nesse âmbito apenas algumas considerações serão feitas até o fim do trabalho. O próximo post tentarei retomar o livro que seria neste e colocarei o cronograma em dia.

Um comentário:

  1. Olá Ana,confesso que fico mais tranquila com os encaminhamentos do seu trabalho, especialmente por você ter conseguido relacionar com os exemplos empíricos. Acho que essa deve ser a tônica do seu trabalho.

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