Devido
à greve da biblioteca da fafich o livro base para essa quinzena não foi
devidamente estudado, portanto mudei o foco desse post para dar continuidade ao
anterior. Relembrando que no post passado retratei que a leitura do livro
“Comunicação e a cultura do consumo” da organizadora Maria Aparecida Baccega
não foi terminada, deixando para essa postagem o último capitulo da obra.
Trata-se
do capítulo ‘Publicidade: o sonho do consumo e a realidade da produção’escrito
por João Carrascoza. A abordagem desse texto foi muito interessante e útil,
pois finalmente consegui relacionar o tema da recepção com a publicidade em si.
Uma citação relevante é do livro Magia e capitalismo de Everardo Rocha em que o
autor comenta:
“Em
cada anuncio “vende-se” “estilos de vida”, “sensações”, ”emoções”, “visões de
mundo”, “relações humanas”, “sistemas de classificação”, “hierarquia”. [...] Um
produto vende-se para quem pode comprar, um anúncio distribui-se
indistintamente (Magia e Capitalismo. ROCHA, Everardo,1995,p 27)”
Alguns
exemplos de campanhas são citados para mostrar a persuasão com base nos
universo sensorial do consumidor. Isso é apresentado ao longo do texto quando o
autor chama atenção para a identificação do consumidor com a propaganda o que
leva a sua efetivação máxima.
campanha Arezzo Verão 2008 com Aline Moraes
De
certa forma para contrapor o sistema capitalista e a relação com a publicidade
o autor também comenta as propagandas da SOS Mata Atlântica e do Greenpeace. No
ultimo parágrafo a ideia descrita fica bem clara:
“Podemos
concluir que além de prover o consumo desse, daquele e de todos os produtos, o
“aparelho publicitário” opera primordialmente incitando a adaptação do
indivíduo à sociedade de consumo, seja ele consumo moderado ou não. Como
sentenciou Schudson (1986), a publicidade é mais plena forma de propaganda do
sistema em que vivemos.” (Comunicação e Cultura do Consumo,2008, p 228.)
Desta
forma, esse livro foi essencial para a melhor visualização de como são as
análises nesse campo de pesquisa. Buscado mais complementações para o trabalho
também estou lendo sobre psicologia do consumo e creio que nesse âmbito apenas
algumas considerações serão feitas até o fim do trabalho. O próximo post
tentarei retomar o livro que seria neste e colocarei o cronograma em dia.
Olá Ana,confesso que fico mais tranquila com os encaminhamentos do seu trabalho, especialmente por você ter conseguido relacionar com os exemplos empíricos. Acho que essa deve ser a tônica do seu trabalho.
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