quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Paródia e o Caráter Performático [Marcos Antunes] #2

Infelizmente, uma das minhas propostas para esta segunda postagem não pode ser concretizada. A palestra de abertura no dia 6 deste mês, com Laerte, foi cancelada. O cartunista teve sua casa invadida e seus computadores (que continham quase 20 anos de trabalho) furtados. Dessa forma não foi possível me encontrar pessoalmente com o principal nome da minha pesquisa para esclarecer dúvidas sobre o processo de criação e mudança da personagem Hugo na personagem Muriel. Assim, estendi os textos de Rachel Moreno e Carlos Figari para o final do semestre, justamente por estes abordarem de forma mais específica o gênero feminino já construído socialmente e as consequências performativas deste.

Tocando no assunto da performance, uma autora que tem me ajudado a elucidar este assunto e a forma com que ele é representado na mídia é Butler. No seu texto “Corpos que Pesam” o conceito de paródia abordado me esclareceu muito sobre o caráter performativo do gênero, e os diversos conceitos de identidade que obrigam o indivíduo a incorporar sentimentos de pertencimento, e por consequência exclusão. A “paródia” de Butler nos diz de modelos predefinidos (metafisicamente) na conjuntura social que são apropriados pelos indivíduos de forma subjetiva e são exteriorizados através das performances do indivíduo, projetando assim esta “paródia” de um modelo cristalizado.

As tirinhas de Laerte, nesse momento de seu trabalho, vem para chocar justamente com as cristalizações pré-definidas de modelo performático, tanto no concernente aos “dispositivos” de Foucault (citados no último post) quando nos usos das próteses (extensões do corpo que auxiliam na exteriorização de uma paródia de gênero ou identidade). Margaret Mead é outra autora, uma antropóloga, que tem me auxiliado na compreensão destes modelos. O esquema abaixo, desenvolvido a partir da leitura de seus textos, demonstra os padrões normativos esperados pela sociedade, e a tirinha em seguida uma crítica ferrenha à não consideração das identidades performativas existentes entre as inúmeras possibilidades de combinação e deslocamentos nesta.

  Sexo (Biológico) Gênero (Social) Identidade (Performática) Sexualidade (Subjetiva)
PADRÃO Macho Masculino Homem Heterossexual
PADRÃO Fêmea Feminino Mulher Heterossexual

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Tirinha: http://murieltotal.zip.net/

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