O Minimalismo, tendência estudada durante a última quinzena, já se tornou um termo amplamente difundido, mesmo que às vezes não saibamos exatamente o que ele implica. Para desvendá-lo, li artigos nos blogs ChocolaDesign, Ctrl N e um artigo entitulado “The Different Elements that Bring Together Minimalistic Design”, no site Design Reviver. Os dois primeiros me serviram principalmente como repertório de peças – das tendências estudadas até agora, essa foi a que encontrei maior número de exemplos –, enquanto o terceiro foi ideal para definir as características do Minimalismo. O que observei na grande maioria das peças que vi foi quase que exatamente o que foi trazido pelo artigo, e por isso o tomarei como base para a enumeração de algumas características que constituem um design minimalista.
- Tipografia simples e clara
Há um grande foco na legibilidade, de forma que tende-se a usar tipografias como a Blue Highway – quando é necessário uma mais espessa – ou a Roboto – quando se deseja uma de de menor espessura.
- Background discreto
Quando o fundo não é chapado, as texturas e padrões utilizados não devem chamar mais atenção do que o conteúdo principal da peça.
- Espaço em branco
Em todo design minimalista, o espaço vazio tem grande presença. Ele serve para deixar os elementos mais separados, ao mesmo tempo destacando-os.
- Uso do Grid
Resumidamente, usar Grid significa diagramar os elementos tomando como base linhas-guia verticais e horizontais, o que demonstra uma preocupação muito grande com fatores como alinhamento, proporção, margem, etc.
Algumas peças para ilustração:
Clique para visitar o site:
Clique para visitar o site:
Clique para visitar o site:
Oi, Idgie, seu post está em branco. Por favor, verifique se ocorreu algum problema. Um abraço, Danila.
ResponderExcluirResolvido... Tudo certo?
Excluir