segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rebecca, o Oscar [Helena Corrêa] #2

rebecca capaClaro que a primeira coisa que reparei foi o preto e branco do filme. Gostei bastante das técnicas utilizadas por ele. Foi o primeiro filme dirigido por Hitchcock rodado em Hollywood, e isso o ajudou bastante na realização do filme.
Algo que me chamou a atenção na trama foi que a personagem que nomeia o filme está morta! Mesmo assim, ela “vive” através da sombria Srta. Danvers, que alimenta a figura da mulher durante todo o filme. Dentre os momentos em que a figura de Rebecca pode ser imaginada pelo espectador, há um em que destaco. Enquanto Maxim narra o acontecido na barraca (1h31min), a câmera coloca em foco os lugares e objetos narrados por ele; a câmera se movimenta junto com a figura imaginária de Rebecca, o que dá maior vivacidade à cena narrada. E ao fim dessa trajetória, há um quadro que retrata um pequeno barco no mar, o que remete ao final trágico da personagem. Mais uma vez vemos aqui o uso das técnicas imagéticas que complementam o sentido da narrativa.
A fotografia do flime deve ser elogiada. Cito duas cenas: quando a Sra. de Winter chega na mansão e se depara com todos os empregados à sua espera (29min); me pareceu um quadro em preto e branco.
 mansao
A outra cena é quando o coronel, Maxim, Sr. Crawley e dois policiais estão reunidos de costas numa saleta à meia luz, achei belíssima essa cena (1h36min).
meialuz
Novamente, o close é explorado por Hitch. A cena do “beijo de despedida” entre Maxim e Sra. de Winter mereceu o close, as palavras docemente faladas e a lareira atrás do casal, finalizada com a trilha sonora emocionante. Perfeito!
rebecca
O suspense em “Rebecca” se dá de forma diferente, não foi por um assassinato diretamente. É mais psicológico, trabalhando a relação entre Rebecca, Srta. Danvers e Sra. de Winter. Sinto que o maior pico de suspense se deu nos últimos minutos da trama, quando tudo parece ter ficado bem e então há uma sucessão de cenas que nos fazem pensar uma coisa diferente a cada momento.
Pela técnica, pela narrativa e por toda a construção da trama, “Rebecca: a mulher inesquecível” mereceu o Oscar.
Referências: http://cineanalise.wordpress.com e http://art-cine.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Oi, Helena! Ótimas observações!
    Sugiro que você se refira de modo mais preciso às informações que foram recolhidas das referências. Algo como (apenas como exemplo), "Em blog sobre o assunto, Bruno Piola comenta que Rebecca “vive” através da Srta. Danvers".

    Um abraço,
    Danila.

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  2. Ah sim!
    Ok Danila, desculpe-me por não ter sido específica.
    Nos próximos posts tentarei deixar mais claro o que peguei das referências.

    Abraço,
    Helena Corrêa

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