Capa Gloss Maio-2012 |
"Não fico sonhando. Faço as coisas por impulso, me jogo sem calcular os riscos." É com essa frase da atriz Nathalia Dill ilustra a capa de uma das revistas para público jovem-adulto feminino mais vendido no país!(Gloss de maio-2012).
Depois desta chamada, a leitora acha que vai se deparar com um espírito independente enorme dentro das páginas da revista, mas engana-se.
A escolha da atriz Nathalia Dill, obviamente, não se deu por acaso. Ela representa a It Girl que a Gloss vende: Bonita, jovem, bem sucedida, saudável, independente e destemida. Mas a própria atriz se rende às tendências e aos editoriais de moda.
A revista é muito voltada para o mundo fashion e deixa uma brecha para a leitora criar seu estilo, desde que ele já exista nas passarelas.
O discurso de independência das mulheres já estampou capas e foi tema de matérias de revistas femininas durante os anos de 1960/70. Com a ascensão das mulheres no mercado de trabalho e sua "independência", o conteúdo desse gênero sofreu algumas alterações ao longo dos anos, porém, ainda se assemelha a modelos de 50 anos atrás no que diz respeito à submissão ao homem e seu papel como mulher na concepção e organização familiar.
A revista Gloss estrutura-se de maneira bem contraditória. Enquanto a leitora se depara com editoriais de moda que lhes "ensina" como devem se vestir de acordo com as tendências das passarelas, nas páginas seguintes, ela dá de cara com uma reportagem que diz pra se libertar e seguir seu próprio estilo. E a contradição não para por aí. A mesma revista que mostra que uma mulher pode dominar uma relação (ainda que use de truques sexuais para isso), diz a ela como se comportar diante ao sexo oposto.
Os anúncios da revista são quase em sua totalidade sobre moda, maquiagens e viagens, o que define o perfil consumidor da leitora. O aconselhamento de problemas também é presente como uma forma de interatividade com a leitora. Essa imagem da mulher jovem, bonita, ativa, etc., vendida pela revista é um reflexo sim dos ideais da sociedade, mas, também são projeções fantasiosas. Cabe ao público-alvo ter o distanciamento crítico do que é um editorial de moda do que é a sua realidade.
O link do site da Gloss pra quem quiser folhear a revista:http://gloss.abril.com.br/folheie/
O link do site da Gloss pra quem quiser folhear a revista:http://gloss.abril.com.br/folheie/
Oi, Karina! Ótimo post! Você entendeu exatamente o que eu havia te sugerido no último comentário. Sempre vale lembrar que os trechos extraídos, ainda que indiretamente, de outras fontes devem explicitá-las. Um abraço, Danila.
ResponderExcluirDanila, eu percebi onde estava perdendo o foco e voltei pro meu objetivo inicial. Quanto as referências, foi um descuido meu por serem fontes muito variadas, acabei me perdendo! Me atentarei a isso nas próximas postagens! Um abraço e obrigada.
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