sábado, 12 de maio de 2012

Ilustrada e EM cultura [CLARA NOVAIS] #2 - Reportagem de Capa

Na segunda parte do meu projeto analisei a primeira capa dos cadernos EM Cultura e Ilustrada. Entretanto, semana passada, a primeira capa do caderno de cultura do Jornal Folha de São Paulo teve mais da metade de sua página ocupada por propaganda da grife Victor Hugo em quatro dias da semana, dificultando minha análise.  Como tenho acesso às versões digitalizadas de ambos os jornais por ser assinante, utilizei-me da semana anterior, o que não resolveu o meu "problema". A Folha de São Paulo tem se utilizado bastante da primeira página da Ilustrada para publicação de publicidade de grande porte. O Estado de Minas, por sua vez, não tem se utilizado de publicidade na primeira página do caderno de cultura.


Os temas tratados na capa do caderno EM Cultura na semana de 30/04 à 04/05 foram: 

30/04 projetos de Nana Caymmi, que se apresentou em Belo Horizonte nos dois dias seguintes, mas já havia anunciado planos de se aposentar em março. A reportagem de capa se apresentou em duas colunas posicionadas uma a direita outra a esquerda de uma fotografia bastante emodulrada da cantora, que tomou todo o centro da página. À baixo dela, anunciava-se as datas e locais das apresentações. Trechos de entrevista com a cantora foram apresentados

01/05 artistas belorizontinos e suas experiências em abrir shows de bandas famosas. A reportagem conversou com três deles. Lu Alone (abriu para Demi Lovato), banda Plaiades (Deep Purple) e o DJ Vitor Sobrinho (DJ David Guetta). Uma fotografia de quase meia página da apresentação de Lu Alone e duas pequenas dos outros dois artistas ilustravam a reportagem.

02/05 exibição do filme Girimunho em São Romão, cidade onde foi rodado, e sua reação na população simples da cidade. Duas fotos de personagens do filme, habitantes da cidade, uma foto de uma padeira da cidade, que opinou sobre o filme na reportagem, trabalhando, a praça cheia no dia da exibição do filme e uma das protagonistas com sua neta, ilustraram a reportagem. 

03/05 aniversário da Officina Multimédia e lançamento de sua nova montagem.  A reportagem conta a história do grupo, apresenta seus integrantes em uma coluna na qual falam sobre a Officina, e apresenta uma fotografia de quase meia página dos integrantes.

04/05 lançamento do filme Battleship. A primeira página do caderno contou com um design  que remetia à batalha naval, tema presente no filme. Três fotos pequenas dos personagens dividiam espaço com barquinhos desenhados nos quadrados do ‘tabuleiro’. A repórter esteve nas gravações do filme à convite da Paramount. 

No domingo, 06/05, o tema foi a discussão entre artistas sobre a substituição da força política da cultura por preocupações com o mercado, enquanto o mundo se prepara para o Rio+20. A Reportagem apresentou o ponto de vista de alguns artistas em relação a esse tema, uma fotografia grande no topo de um trabalho Frans Krajcberg, que participa da discussão e uma pequena foto do artista em baixo de uma frase dele em destaque.

-

Os temas tratados na capa do caderno Ilustrada na semana de 30/04 à 04/05 foram:

30/04 apenas chamada para reportagem que se desenvolveu no interior do caderno, falando da cineasta brasileira Julliana Rojas, que participou pela quarta vez do festival de Cannes, e uma foto dela. Mais da metade da página foi utilizada para publicidade da grife Dior.

01/05 inauguração de um museu em Istambul que conta a história do livro “o museu da inocência”, pelo próprio autor do livro. Reportagem feita por dois jornalistas diferentes, um falando do museu, outro do livro. Três fotografias apresentam o museu, uma apresenta o autor. Uma, de maior tamanho, serve de fundo para o título e apresenta diversas chaves, peça fundamental a obra.

02/05 baixa visibilidade do rap na Virada Cultural, em São Paulo. No centro, um grande quadro apresenta fotografia de rappers que já se apresentaram no evento e uma linha do tempo dessas apresentações. Uma jornalista fala dessa baixa visibilidade em uma coluna e, em outra, outra jornalista analisa esse quadro.

03/05 chamada para reportagem desenvolvida no interior do caderno sobre o escultor inglês Antony Gormley que espalhou esculturas em tamanho real de pessoas nos topos dos prédios de São Paulo. Mais da metade da página foi utilizada para publicidade de um shopping paulista.

04/05 apenas chamada para reportagem sobre o ator Channing Tatum, nova aposta de Hollywood. Fotografia do ator e a hashtag #boymagia, comum na rede social Twitter, foram utilizadas. Mais da metade da capa foi tomada por publicidade da grife Dior.

No domingo, 06/05, a publicidade foi a maior representada na primeira página da Ilustrada mais uma vez. Uma chamada pequena sobre uma série da Record com uma fotografia de tal foi apresentada.

-

Tanto o caderno de cultura do Jornal Estado de Minas, quanto o do Jornal folha de São Paulo, tratam  tanto de temas de alcance mundial, como de temas de seus próprios estados. As fotografias são utilizadas apenas como recurso de ilustração em ambos os cadernos. Todas as matérias são assinadas e, em alguns casos, a Ilustrada conta com mais de um jornalista para o mesmo tema.

Algumas matérias tem ligação com a agenda cultural das cidades, outras falam de temas que poderiam ser retratados em qualquer outro estado, ou até mesmo em outra data.
-


Resposta ao comentário no último post:
Regiane, 
Verifiquei em edições de outras semanas e sim, as sessões se repetem nos mesmos dias em que eu indiquei. São fixas.  Também comparei para ver se existiam sessões equivalentes. Não havia publicado, mas são as sessões equivalentes que serão analisadas nas próximas quinzenas.

Um comentário:

  1. Oi Clara, algum tema se repetiu nos dois jornais? Pelo que li parece que não, certo? Talvez esse seja um dado importante a ser comentado!
    abs

    ResponderExcluir