segunda-feira, 14 de maio de 2012

Red Bull: Um case de sucesso [Arnaldo Garcia] #2



A Red Bull é uma bebida energética líder de mercado que se destaca como case de sucesso na utilização de um marketing agressivo e ousado. A bebida do touro vermelho que dá asas é uma potência indiscutível aos 20 anos de idade e distribuída em mais de 120 países.

O produto surgiu na década de 80 quando o empresário Dietrich Mateschitz, que estava de viagem à Tailândia, descobriu o príncipio da receita. Conheceu alguns compostos energéticos populares da região e voltou pra casa com a grande idéia na cabeça. O conceito polêmico provocou uma serie de testes científicos quanto a possíveis efeitos colaterais da taurina e cafeína. Nenhum deles até hoje comprovou algum mal oferecido pela Red Bull, fazendo a marca só crescer em vendas. Conhecido como “bom vivant”, sempre bronzeado e com um sorriso no rosto, o criador aos 61 anos ainda exala jovialidade.




Desde a fundação da empresa a marca foi responsável pela transmissão de um estilo de vida. Posicionando a construção da sua imagem no público jovem e nos esportes radicais, a bebida representa aqueles que se identificam com riscos, desafios e superação de limites. Coragem, ousadia e desempenho completam o espírito do produto.

Em média, a empresa investe 35% do seu faturamento anual bruto em marketing, sendo mais da metade destinada à realização de eventos criativos e ousados. Como prova da agressividade da empresa, 70% desses eventos são considerados de alto risco.

O diretor de marketing Paulo Navio acredita que quanto maior o risco, maior é o retorno para a empresa. Modalidades desafiadoras, segundo ele, colocam a marca como objeto de desejo. Um evento da Red Bull significa “a concretização de loucuras e sonhos que temos, acreditamos e gostamos”. A atitude rebelde brinca com os sentidos do consumidor o surpreendendo sempre.

E quem acha que a Red Bull só investe em grandiosos eventos está bem enganado. Para Pedro Navio o importante é a qualidade da idéia. “Não importa se uma ação tenha 50 pessoas ou mais. Quem estiver lá nunca mais esquecerá deste evento”. Caminhando nesta corda bamba entre o sucesso e o fracasso, as ações da empresa indicam um ramo incrível do marketing empresarial.



No próximo post aprofundarei sobre o marketing de eventos da Red Bull.



Fonte:
http://casesdesucesso.files.wordpress.com/2010/04/case_redbull.pdf
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/webmarketing/redbull-e-pura-inovacao-no-marketing





Um comentário:

  1. Ei Arnaldo, esse case da Red Bull é mesmo instigante. Poderia comentar um pouco mais sobre a construção da marca? A logomarca sempre foi essa? E o posicionamento de mercado? Não deixe de colocar as referências!
    abs

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