A Red Bull
é uma bebida energética líder de mercado que se destaca como case de sucesso na
utilização de um marketing agressivo e ousado. A bebida do touro vermelho que dá
asas é uma potência indiscutível aos 20 anos de idade e distribuída em mais de 120
países.
O produto
surgiu na década de 80 quando o empresário Dietrich Mateschitz, que estava de viagem à Tailândia, descobriu o príncipio da receita. Conheceu alguns compostos energéticos populares da região e voltou pra casa com a grande idéia na cabeça. O conceito polêmico provocou uma serie de testes científicos quanto a possíveis efeitos colaterais da taurina e cafeína. Nenhum deles até hoje comprovou algum mal oferecido pela Red Bull, fazendo a marca só crescer em vendas. Conhecido como “bom vivant”, sempre bronzeado e com um sorriso no rosto, o criador aos 61 anos ainda exala jovialidade.
Desde a fundação da empresa a marca foi responsável
pela transmissão de um estilo de vida. Posicionando a construção da sua imagem
no público jovem e nos esportes radicais, a bebida representa aqueles que se
identificam com riscos, desafios e superação de limites. Coragem, ousadia e
desempenho completam o espírito do produto.
Em média, a empresa investe 35% do seu faturamento
anual bruto em marketing, sendo mais da metade destinada à realização de
eventos criativos e ousados. Como prova da agressividade da empresa, 70% desses
eventos são considerados de alto risco.
O diretor de marketing Paulo Navio acredita que
quanto maior o risco, maior é o retorno para a empresa. Modalidades desafiadoras,
segundo ele, colocam a marca como objeto de desejo. Um evento da Red Bull
significa “a concretização de loucuras e sonhos que temos, acreditamos e
gostamos”. A atitude rebelde brinca com os sentidos do consumidor o
surpreendendo sempre.
E quem acha que a Red Bull só investe em grandiosos
eventos está bem enganado. Para Pedro Navio o importante é a qualidade da idéia.
“Não importa se uma ação tenha 50 pessoas ou
mais. Quem estiver lá nunca mais esquecerá deste evento”. Caminhando nesta corda
bamba entre o sucesso e o fracasso, as ações da empresa indicam um ramo incrível
do marketing empresarial.
No próximo post aprofundarei sobre o marketing de eventos da Red Bull.
http://casesdesucesso.files.wordpress.com/2010/04/case_redbull.pdf
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/webmarketing/redbull-e-pura-inovacao-no-marketing
Ei Arnaldo, esse case da Red Bull é mesmo instigante. Poderia comentar um pouco mais sobre a construção da marca? A logomarca sempre foi essa? E o posicionamento de mercado? Não deixe de colocar as referências!
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