segunda-feira, 28 de maio de 2012

Viva o lado Coca-Cola da vida [Luiza Alfenas] #3





A campanha mundial de slogan “Viva o lado Coca-Cola da vida” foi inovadora ao criar, pela primeira vez, vídeos exclusivos para a internet, com linguagem própria, moderna e arrojada.
Os vídeos induzem as pessoas a viverem de uma forma mais otimista. “Vivemos em um mundo em que fazemos escolhas todos os dias e o Lado Coca-Cola da vida encoraja as pessoas a tornarem essas escolhas positivas”, disse o vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Company.¹ Como não poderia deixar de ser, o combustível fortificante dos vínculos entre as pessoas é sempre a Coca-Cola.


No primeiro vídeo, à medida que o protagonista divide a Coca-Cola outros personagens, acaba adquirindo características dessas pessoas, porque entende-se essa como uma relação intercultural, uma troca de conhecimentos e gostos. “É nesse momento que a Coca-Cola, como símbolo operante de toda essa ação, torna-se um ícone de todas as ‘tribos’”³. Por Assim, se associa o ato de beber uma Coca-Cola ao de unir diferenças.


Nesse vídeo, a enfermeira de um asilo traz consigo uma Coca-Cola, ao invés de remédios - atribuindo a bebida como a cura para as insatisfações e desprazeres da vida. Sr. Carlos, após tomar o refrigerante pela primeira vez, pensa no tanto de coisas de não fez na vida e, assim, sai do asilo para viver seus sonhos e vontades. Ao final, ele se encontra entre muitas pessoas com trajes despojados e urbanos – como se agora fizesse parte desse mundo jovem. A Coca-Cola é vista como um estímulo para as pessoas seguirem em frente com suas vontades, não importando a faixa-etária. “Beber Coca-Cola torna-se um exemplo dos atos que devem ser vivenciados intensamente, conforme rege os princípios da campanha”³.


No último vídeo apresentado, a Coca-Cola é utilizada como uma forma de aproximação de um casal – a partir de uma brincadeira do garoto, que utiliza a garrafinha como se fosse um telefone tocando. 


¹ Site Coca-Cola oficial: www.cocacola.com.br/
² SILVA, Luciana da. “Vida o Lado Coca-Cola da Vida: análise de um slogan publicitário”
³ OLIVEIRA, Alessandra. SOUSA, Sâmille. “O lado Coca-Cola da vida: Uma análise entre a cultura de massa e a publicidade”

Um comentário:

  1. Oi, Luiza! Bom post, mas gostaria de ver você utilizar melhor as leituras que fez para analisar os anúncios, ir além da descrição deles. E, quem sabe, ousar mais nas suas próprias observações a respeito deles. Vale também realizar uma segunda leitura para corrigir pequenos problemas de digitação.
    Um abraço,
    Danila.

    ResponderExcluir