A campanha mundial de slogan “Viva o lado Coca-Cola
da vida” foi inovadora ao criar, pela primeira vez, vídeos exclusivos para a
internet, com linguagem própria, moderna e arrojada.
Os vídeos induzem as pessoas a viverem de uma forma
mais otimista. “Vivemos em um mundo em que fazemos escolhas todos os dias e o
Lado Coca-Cola da vida encoraja as pessoas a tornarem essas escolhas positivas”,
disse o vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Company.¹ Como não poderia
deixar de ser, o combustível fortificante dos vínculos entre as pessoas é
sempre a Coca-Cola.
No primeiro vídeo, à medida que o protagonista
divide a Coca-Cola outros personagens, acaba adquirindo características dessas
pessoas, porque entende-se essa como uma relação intercultural, uma troca de
conhecimentos e gostos. “É nesse momento que a Coca-Cola, como símbolo operante
de toda essa ação, torna-se um ícone de todas as ‘tribos’”³. Por Assim, se
associa o ato de beber uma Coca-Cola ao de unir diferenças.
Nesse vídeo, a enfermeira de um asilo traz consigo uma
Coca-Cola, ao invés de remédios - atribuindo a bebida como a cura para as
insatisfações e desprazeres da vida. Sr. Carlos, após tomar o refrigerante pela
primeira vez, pensa no tanto de coisas de não fez na vida e, assim, sai do
asilo para viver seus sonhos e vontades. Ao final, ele se encontra entre muitas
pessoas com trajes despojados e urbanos – como se agora fizesse parte desse
mundo jovem. A Coca-Cola é vista como um estímulo para as pessoas seguirem em
frente com suas vontades, não importando a faixa-etária. “Beber Coca-Cola
torna-se um exemplo dos atos que devem ser vivenciados intensamente, conforme
rege os princípios da campanha”³.
No último vídeo apresentado, a Coca-Cola é
utilizada como uma forma de aproximação de um casal – a partir de uma
brincadeira do garoto, que utiliza a garrafinha como se fosse um telefone
tocando.
¹ Site
Coca-Cola oficial: www.cocacola.com.br/
² SILVA, Luciana da. “Vida o Lado Coca-Cola da Vida: análise de um slogan
publicitário”
³ OLIVEIRA,
Alessandra. SOUSA, Sâmille. “O lado Coca-Cola da vida: Uma análise entre a
cultura de massa e a publicidade”
Oi, Luiza! Bom post, mas gostaria de ver você utilizar melhor as leituras que fez para analisar os anúncios, ir além da descrição deles. E, quem sabe, ousar mais nas suas próprias observações a respeito deles. Vale também realizar uma segunda leitura para corrigir pequenos problemas de digitação.
ResponderExcluirUm abraço,
Danila.