segunda-feira, 14 de maio de 2012

A pesquisa na disputa eleitoral [Josué Benvindo] #2




Descobri que há diferenças entre marketing político e marketing eleitoral. Se seguirmos fielmente as definições do vídeo acima, na verdade, minha pesquisa é sobre marketing eleitoral. No Brasil, os meses de maio até o início do horário político eleitoral, em agosto, são considerados os períodos de pré-campanha. É quando o marketing eleitoral começa.

Já terminei o livro Como o eleitor escolhe o seu prefeito: campanha e voto nas eleições municipais, dos organizadores Antonio Lavareda e Helcimara Telles. Além de introdução e conclusão, li apenas o capítulo 4, que fala da disputa em Belo Horizonte. Parece que este livro é mais de ciência política e aborda menos as estratégias de comunicação; meu verdadeiro interesse.

No momento estou lendo Marketing político e persuasão eleitoral, organizado por Rubens Figueiredo. No capítulo 2 - O papel das pesquisas, Márcia Cavallari Nunes, diz:

“Podemos dividir o planejamento das pesquisas políticas em três fases distintas dentro de uma campanha eleitoral: mapeamento do eleitorado em termos sociais e políticos, posicionamento do candidato/partido e de forças concorrentes e acompanhamento propriamente dito da campanha”.

Para mim, mais do que um modo de conhecer a opinião pública, a pesquisa em si é um tipo de propaganda, pois há uma grande tendência da população em votar no candidato que está liderando.

No caso das eleições de 2008. Na pré-campanha, a candidata Jô Morais liderava as pesquisas. Após o início da propaganda gratuita na TV e rádio, Márcio Lacerda, o candidato com maior tempo de exposição, passou a liderar. Enquanto Leonardo Quintão se aproximou de Márcio no final do primeiro turno e chegou a ultrapassá-lo em 10 pontos percentuais no início do segundo.

Essas mudanças bruscas no comportamento do eleitorado mineiro serão explicadas na próxima postagem. Elas são fruto de uma eleição incomum, na qual houve até aliança entre PT e PSDB.


Observação:

Decidi mudar o cronograma, para que a construção do meu conhecimento tente seguir linearmente a construção de uma campanha. Então, a próxima postagem – terceira – será a que está planejada para ser a quinta (a construção da imagem dos principais candidatos). O resto do cronograma continua como foi entregue no plano da disciplina.






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