terça-feira, 29 de maio de 2012

Continuação - O case de sucesso Red Bull: Eventos grandiosos [Arnaldo Garcia] #3

 A Red Bull é vista no marketing de eventos como um exemplo bem sucedido e que leva ao pé da letra o conceito de marketing agressivo e arriscado. Caminhar na corda bamba entre ações que podem dar muito certo e outras com o extremo potencial contrário provou ser um risco daqueles que valem a pena se correr, desde que tenha claro um genial departamento de comunicação e MUITO dinheiro para investir.
Mesmo colocando o posicionamento da empresa, citado no último post, o qual o diretor de marketing Paulo Navio afirma não importar com o tamanho do evento, mas sim se aquelas pessoas foram impactadas ao ponto de não esqueceram mais, o cargo chefe da empresa são os mega eventos.
Acredito que a tendência crescente de espetacularização da publicidade não depende de verba, mas sim de boas idéias que proporcionem níveis mais profundos de envolvimento com o público, estimulando sensações únicas de experiência de marca, memória e sonhos. Porém, é fato também que com dinheiro isso tudo fica muito mais fácil.
Outro fator que pude observar responsável pelo sucesso da Red Bull em todos os eventos é a originalidade. Algo feito também por uma diretriz da própria gerência. É ordem na empresa produzir somente as melhores idéias, e caso alguma outra empresa tenha feito algo parecido com o projeto em questão a Red Bull está automaticamente fora. Esse conceito mantém alto o padrão de qualidade e renova com frescor a cada aparição a relação do consumidor com a marca. Tendo como lema a concretização de loucuras e sonhos aos quais pensou nunca presenciar. Os principais eventos promovidos pela Red Bull são o Air Race e o SoapBox.


O Air Race é uma corrida de aviões entre pilotos extremamente habilidosos de todo mundo. Os concorrentes devem percorrer um circuito no céu com obstáculos desafiadores, no menor tempo. O evento por ser um esporte de risco atrai a atenção de muitos curiosos. No Rio de Janeiro mobilizou masi de  milhão de pessoas na praia de Botafogo em 2007.


O SoapBox é uma espécie de corrida maluca onde o carro com base de rolimã, sem motor, desce uma ladeira. A equipe classificada tem um mês para elaborar fantasias e tudo mais que contribua para o objetivo principal: diversão. A aderência do público é quase total. O evento é uma oportunidade de passeio não só para jovens, mas também para toda a família sempre. Sempre lotados alegram o dia de quem o presenciou.




Deixo por último um evento organizado pela Red Bull chamado New Year. No Limits”. É basicamente uma ocasião para celebrar de forma autêntica o ano novo convidando algum atleta a fazer algo inédito que todos considerem impossível. Esta ação proporcionou uma mídia espontânea imensa, noticiada no mundo inteiro.





Fonte:
http://casesdesucesso.files.wordpress.com/2010/04/case_redbull.pdfhttp://mundodomarketing.com.br/cases/16991/red-bull-atitudes-que-ressignificam-o-produto.html
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/webmarketing/redbull-e-pura-inovacao-no-marketing

2 comentários:

  1. Ótimos exemplos, Arnaldo! Geniais essas ações.

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  2. Arnaldo, bons exemplos! Por favor, coloque as fontes de onde você extraiu as informações.

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