Mesmo colocando o posicionamento da empresa, citado
no último post, o qual o diretor de marketing Paulo Navio afirma não importar com
o tamanho do evento, mas sim se aquelas pessoas foram impactadas ao ponto de
não esqueceram mais, o cargo chefe da empresa são os mega eventos.
Acredito que a tendência crescente de
espetacularização da publicidade não depende de verba, mas sim de boas idéias
que proporcionem níveis mais profundos de envolvimento com o público,
estimulando sensações únicas de experiência de marca, memória e sonhos. Porém,
é fato também que com dinheiro isso tudo fica muito mais fácil.
Outro fator que pude observar responsável pelo
sucesso da Red Bull em todos os eventos é a originalidade. Algo feito também
por uma diretriz da própria gerência. É ordem na empresa produzir somente as
melhores idéias, e caso alguma outra empresa tenha feito algo parecido com o
projeto em questão a Red Bull está automaticamente fora. Esse conceito mantém alto
o padrão de qualidade e renova com frescor a cada aparição a relação do
consumidor com a marca. Tendo como lema a concretização de loucuras e sonhos
aos quais pensou nunca presenciar. Os principais eventos promovidos pela Red Bull são o
Air Race e o SoapBox.
O Air Race é uma corrida de aviões entre pilotos extremamente habilidosos de todo mundo. Os concorrentes devem percorrer um circuito no céu com obstáculos desafiadores, no menor tempo. O evento por ser um esporte de risco atrai a atenção de muitos curiosos. No Rio de Janeiro mobilizou masi de milhão de pessoas na praia de Botafogo em 2007.
O SoapBox é uma
espécie de corrida maluca onde o carro com base de rolimã, sem motor, desce uma
ladeira. A equipe classificada tem um mês para elaborar fantasias e tudo mais
que contribua para o objetivo principal: diversão. A aderência do público é
quase total. O evento é uma oportunidade de passeio não só para jovens, mas também
para toda a família sempre. Sempre lotados alegram o dia de quem o presenciou.
Deixo por último um
evento organizado pela Red Bull chamado New
Year. No Limits”. É basicamente uma ocasião para celebrar de forma autêntica o
ano novo convidando algum atleta a fazer algo inédito que todos considerem
impossível. Esta ação proporcionou uma mídia espontânea imensa, noticiada no
mundo inteiro.
Fonte:
http://casesdesucesso.files.wordpress.com/2010/04/case_redbull.pdfhttp://mundodomarketing.com.br/cases/16991/red-bull-atitudes-que-ressignificam-o-produto.html
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/webmarketing/redbull-e-pura-inovacao-no-marketing
Ótimos exemplos, Arnaldo! Geniais essas ações.
ResponderExcluirArnaldo, bons exemplos! Por favor, coloque as fontes de onde você extraiu as informações.
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