Quando me propus a estudar os memes relacionado a frases que se tornaram gírias e/ou mudaram o jeito do internauta escrever na Internet não pensei, de início, que teria dificuldades. Só no final da semana passada que vi que, apesar de ter todos os exemplos na cabeça, os sites e livros que eu pensei que iriam me ajudar não serviram muito bem para o que eu almejava analisar.
Por um milagre, no domingo eu encontrei um site, o
youpix, que salvou a minha vida! E, para completar, encontrei um TCC sobre “Tiopês”, que ainda não terminei de ler.
Mas, afinal, o que é o
“Tiopês”? Bem, quando decidi procurar sobre memes relacionados a escrita e a fala, uma das coisas que eu mais me perguntava era: Porque as pessoas insistem em escrever tão errado na Internet?! Não um errado de trocar “mais” com “mas”, mas sim de escrever em vez de “tenso!”, “temço1!'”. De onde veio esse modismo?!
O “tiopês” é nada menos que um idioma surgido na internet no qual você tem que escrever tudo errado. Mas, como já disse, o errado vai além de simplesmente desrespeitar a gramática: é preciso escrever do modo mais grosseiro, tosco, ininteligível possível!
ORIGEM: O primeiro registro de estilo do tiopês encontrado é do dia 4 de dezembro de 2004 e foi feito pelo usuário
Misto Eleazar, no Orkut.
Por volta de 2006, surgiu o tiopês oficialmente: Todas os indícios levam à figura de
Ale [Alessandro] Crescini, um usuário do
Orkut que ficou muito popular devido à sua forma peculiar de escrita. Além de cometer alguns erros ao usar o teclado, Ale não tinha um bom domínio da gramática. Algumas pessoas, então, começaram a imitar o seu modo de escrita, trocando mensagens com pequenos erros, não apenas com Ale, mas entre si. Interessante falar que o próprio nome
TIOPÊS vem da palavra “
tipo” escrita errada “
tiop“.
Inicialmente, os internautas extrapolaram e começaram a trocar mensagens umas com as outras no próprio scrapbook de Ale, o que resultou em um verdadeiro chat. Depois, o próprio Ale criou uma comunidade chamada
“Ale 100% amizade e cupido‖”, na qual estas pessoas continuavam a se comunicar.
A primeira comunidade a falar do tiopês diretamente foi a
Tiopês – A Revolução, que era uma verdadeiro manual do dialeto e trazia toda a história da língua e um
comofas intensivo pra ensinar todo mundo a falar! Mais de 8 mil pessoas já passaram por ela!
Entretendo, como foi dito pelos blogueiros
do Teletube, site que falava sobre o universo de games, ícones da cultura pop, televisão e séries, narrado em textos marcados por expressões do tiopês – hoje já está fora do ar – “
o tiopês pode ser considerado uma linguagem caricatural, crítica e bem-humorada a respeito do analfabetismo funcional brasileiro, que é um dos maiores do mundo” e que, pra falar um bom tiopês, você precisa saber muito bem português, já que os erros tem que estar acertadamente nos lugares certos!
Hoje, é bem difícil ver alguém escrevendo em “tiopês puro” na internet. Mas a herança que a língua deixou na web é inegável, já que ela é a origem de vários memes que a gente usa atualmente, como por exemplo:
corrão,
fikdik,
não tá fácio, comofas e por aí vai.
Se vose ficol intereçado neçe estranio dialeto -n deishe de conferir:
E curtir: