sexta-feira, 22 de junho de 2012

Semiótica da Marca [Gabriela Bonfim]#5


Nesse último capítulo de “Signos da Marca”, Clotilde Perez inunda o leitor de teoria da semiótica, semeiotiké, semiotik... Explica origem e conceitos, relação e utilização da semiótica na publicidade e marketing.

Conta ainda como atualmente as organizações estão cada vez mais abertas à aproximação com a comunidade acadêmica, possibilitando a aplicação do método semiótico para subsidiar decisões organizacionais. As empresas começam a ter a possibilidade de analisar a emissão, os processos que geram efeitos, e não mais apenas a recepção, como já ocorria com as pesquisas qualitativas, centradas no receptor/consumidor.

Com isso, a autora mostra a aplicação do método semiótico (condições para utilização, metodologia) e por fim, traz aplicações de acordo com a Teoria Geral dos Signos, de Pierce.

A parte mais palpável trata das figuras de linguagem, trazidas aqui por serem geradoras de efeitos diversos de sentido e largamente utilizadas em slogans. Veja alguns exemplos:



Onomatopéia

"Você imagina, clic, a Arno faz"


Catacrese

"Viva nas asas da Goodyear"


Hipérbole

“Um banho de alegria, num mundo de água quente”


Pleonasmo

"Compre Baton, compre Baton..."


"Experimenta, experimenta..."


Elipse

"O sucesso"

Um comentário:

  1. Oi Gabriela. Excelente a postagem.Vale ressaltar que as figuras de linguagem são comuns a várias mídias e gêneros, não só à publicidade.

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