segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Humor na prática [Bruna Sanchez] #5


Esta última quinzena me dediquei à pesquisa empírica. Esta foi a etapa final do projeto e fundamental para este. Antes de mais nada, gostaria de declarar que foi uma experiência extremamente heurística e prazerosa que me acrescentou coisas que extrapolam este projeto.
Feito o desabafo, vamos às pesquisas. Na quinzena passada, elaborei o questionário a ser aplicado e tracei um mapa do público com base no textos citados no post anterior. Selecionei 10 pessoas, 5 homens e 5 mulheres de diferentes faixas etárias e classes sociais. As entrevistas foram feitas ao vivo, por telefone e por e-mail, sendo que a maior parte foi ao vivo. Algumas destas pessoas eram conhecidas ou familiares, mas outras eram completamente desconhecidas.
A dificuldade maior foi encontrar tempo disponível tanto meu quanto do entrevistado devido à carga de estudos e de trabalhos desse fim de semestre e aos horários irregulares de muitas pessoas. Outra grande dificuldade também foi a aplicação em si, uma vez que eu descobri que não é fácil entrevistar alguém sem direcionar ou influenciar na resposta obtida. Confesso que nas primeiras entrevistas eu fiz isso em algumas perguntas, mas, depois de um tempo, obtive prática e passei a interferir menos nas respostas.
As entrevistas forma gravadas com um celular e eu vou analisá-las melhor na construção do relatório final. No geral, as pessoas se mostraram bastante interessadas em falar sobre publicidade, mas eu tive a oportunidade de conhecer algumas que simplesmente não se importavam muito com o assunto e por isso não tinha muito a falar. Porém, a maior parte das entrevistas me rendeu um material satisfatório com o qual eu poderei cruzar dados, comparar e relacionar com o conteúdo teórico do meu projeto.
Tive grande sucesso em optar por executar uma metodologia de ordem qualitativa e não quantitativa, pois eu pude explorar melhor cada pergunta e descobrir quesitos interessantes a respeito da realidade e do cotidiano do entrevistado que terão grande relevância na formulação da minha conclusão. Infelizmente não vou disponibilizar nenhum trecho da entrevista aqui por causa do espaço, mas aguardem o relatório final com boas expectativas.

Um comentário:

  1. Ótimo Bruna. Esse é o embrião de uma pesquisa acadêmica. Se tiver interesse, pode prosseguir com o tema em algum grupo de pesquisa da Comunicação!Muito bom.

    ResponderExcluir