segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lar Doce Lar [Laura Marques de Oliveira] #4


Para este post escolhi analisar o quadro Lar Doce Lar do dia 7 de abril de 2012, que inaugura a 7ª temporada do quadro que reforma casas. Neste episódio os participantes eram João e Maria. O casal vivia numa casa construída por eles mesmos e bastante precária. A história dos dois é o seguinte: João era alcoólatra, e para tirá-lo dessa situação Maria o matriculou em aulas de caratê (uma paixão que o homem tinha), diminuindo ainda mais os recursos já escassos da família. Além disso, a esposa desistiu de seu sonho de ter uma casa boa para realizar o sonho do marido: depois de se formar na arte marcial ele construiu uma academia ao lado da casa para dar aulas gratuitas para as pessoas de sua comunidade. Isso foi o que chamou a atenção da produção do programa: uma mulher altruísta que se doou para o marido e um homem que passa adiante os conhecimentos do esporte que o tirou o alcoolismo.
Ao longo do programa constrói-se essa perspectiva de que essas características os tornavam os mais aptos a receber a reforma de sua casa. Além do fato de que eles - assim como os participantes dos outros quadros analisados – teriam que passar por um desafio para ganhar a reforma, o que serviria de comprovação do merecimento. Assim a noção de mérito no quadro é determinada. Nas palavras de Luciano Huck: “Tem que ser batalhado.”
Nesse quadro o melodrama é muito explorado: close-ups no rosto dos participantes quando se emocionam e músicas de impacto em pontos cruciais (como quando a casa é entregue ou na primeira vez em que João e Maria descobrem que vão ganhar a reforma) do programa são comuns. A presença do apresentador é muito exaltada, na medida em que os encontros entre o casal e ele são sempre envoltos de um tom solene. Também aparece neste quadro o conceito de reality TV que se dá na medida em que Lar Doce Lar mistura ficção e realidade, sem uma preocupação de demarcar os limites entre um e outro.
Quanto ao populismo as considerações são as mesmas que na análise do quadro Agora ou Nunca. Os personagens são aqueles típicos do público do populismo e o assistencialismo está presente.










Quadro Lar Doce Lar analisado disponível no site.


Bibliografia:

FREIRE FILHO, J. Renovações da Filantropia Televisiva: do Assistencialismo Populista à Terapia do Estilo. In: A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. João Freire Filho (org.). Porto Alegre: Sulina, 2009. 

ROCHA, Vilmar, O fascínio do neopopulismo. TOPBOOKS Editora, Rio de Janeiro, 2007.

BARBOSA, Lívia. Igualdade e Meritocracia. Editora FGV, Rio de Janeiro, 2006.
<www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/387/380> Acesso em: 29/05/2012

<www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/NASACE.pdf> Acesso em: 29/04/2012



5 comentários:

  1. Oi, Laura,
    Sem post está vazio. Ocorreu algum problema?
    Um abraço,
    Danila.

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  2. Oi, Laura!

    Obrigada por ter acrescentado todo o texto.
    Gostaria de saber quando você o fez.

    Obrigada,
    Danila.

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    Respostas
    1. Não sei se você viu, mas postei meu último post também. É que não tem nenhum comentário seu lá.

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