sexta-feira, 1 de junho de 2012

O programa com tudo isso e nenhum diploma de jornalista - [Débora Vieira] #3

Nas últimas semanas vi mais 14 programas do Furo MTV em 2010 para entender as mudanças a que ele foi submetido ao longo dos anos. Mas a minha análise mais crítica sobre o programa será realizada na última postagem. Nesta eu gostaria de mostrar técnicas que o Furo MTV utiliza que são semelhantes a técnicas jornalísticas utilizadas em telejornais.

Da mesma forma que os âncoras de telejornais, Dani Calabresa e Bento Ribeiro, manchetam as principais notícias que serão apresentadas. Abaixo eu coloco um vídeo do Jornal Nacional e do Furo que ilustra esse fato.


Outra característica do Furo que se assemelha ao jornalismo é a divisão por editorias, ou seja, temas mais abrangentes que caracterizam a abordagem da matéria, como Política, Cotidiano, Celebridades, Saúde e etc. No FURO MTV antes de dar as notícias os apresentadores falam o nome da editoria, o que já é um pouco diferente dos telejornais, no qual os âncoras não fazem isso, mas no jornal impresso, por exemplo, os cadernos são divididos por editoria. Além disso, o Furo faz adaptações as editorias tradicionais (política, nacional, saúde, economia, cultura), eles sempre "criam" editorias mais específicas como Eleições 2010, celebridades, Rio de Janeiro, São Paulo.

Ao longo de 2010 o Furo MTV começou a utilizar em suas matérias uma mesma técnica utilizada em telejornais. Ao exibir a matéria é apresentado uma "chamadinha" em texto que aparece na tela como um resumo da notícia.

Abaixo um vídeo da TV alterosa e do Furo MTV que ilustram isso.





O tempo todo o Furo MTV se utiliza desses elementos do jornalismo aos quais as pessoas já estão acostumadas para dar legitimidade ao seu formato, que se propõe a parodiar um telejornal e a contar piadas a partir de fatos do dia que foram notícias em outros jornais. Portanto, ao usar elementos do jornalismo o Furo se assemelha ao mesmo, mas ao fazer adaptações eles transformam o que já é comum e tradicional do jornalismo em uma peculiaridade do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário