terça-feira, 12 de junho de 2012

Inteligente, mas submissa no amor. [Karina Carvalho]#4


"Chique é ser inteligente". Esse é o ideal da revista Marie Claire de maio 2012, analisada nesta quinzena. A revista tem um público-alvo formado principalmente por mulheres adultas e de meia-idade que são, ou ao menos devem ser, independentes, bonitas,  elegantes, e obviamente inteligentes, como reforça o slogan. 

Maio 2012
Contrapondo essa ideia de ser inteligente proposta pela revista, o conteúdo de suas páginas deixa a desejar no que diz respeito à matérias que abordem temas considerados relevantes para pessoas intelectualmente, como questões políticas, tecnológicas ou de negócios. O que se vê mais claramente nas temáticas abordadas é a velha cobrança da perfeição da mulher adulta em todos os setores de sua vida.

A revista segue a mesma linha de ideias da Gloss e da Capricho já analisadas, a  busca incessante por um modelo ideal de mulher, sempre bela. A Marie Claire difere sua abordagem no que diz respeito à complexidade de temas amorosos abordados, entrando em análises de casamentos e questões especificas desse nível de matrimônio. Os problemas abordados são mais complexos.

A independência financeira das mulheres maduras é o fator principal para a "libertação" de preconceitos sociais vividos pelas mulheres durante décadas. Mas as mulheres, ao meu ver, são submissas aos homens noque diz respeito a relacionamentos, o que pode ser visto em várias  matérias ao longo da revista. Sugestões de como agradar os parceiros são sutilmente abordadas. Essa submissão, ao meu ver, é aceita pela sociedade para que as mulheres ainda sejam inferiores aos homens em algum aspecto.

A Marie Claire também tem uma característica marcante: os padrões internacionais. As marcas presentes na revista são, em sua maioria, importadas, e as atrizes e estilistas também. A capa sim,mostra a brasilidade de Taís Araújo. O poder aquisitivo da leitora ideal também deve ser alto, porque os produtos sugeridos para se estar dentro da moda mostram preços exorbitantes, que apenas uma mulher muito bem-sucedida profissionalmente podem pagar.

A cobrança pela juventude é constante, uma vez que os cosméticos oferecidos tratam de problemas como rugas e marcas de expressão. Até mesmo o horóscopo foi moldado, e aponta problemas no trabalho e no casamento, adaptando-se ao perfil da leitora a fim de conquistá-la.
A distribuição de um brinde ( uma amostra de perfume) nesta edição tem o intuito de interagir com quem está lendo.

Após essa análise então, vi que a leitora de Marie Claire tem que ser  jovem, ainda que esteja em uma idade madura, bem-sucedida e plena em um casamento.

4 comentários:

  1. Oi, Karina! Ótimo post!
    Sugiro apenas uma revisada no título (colocação da vírgula).
    Também, por curiosidade, gostaria de entender melhor esse lance do perfume... Diria, à primeira vista, que seria uma estratégia para vender certa marca, não?
    Um forte abraço!

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  2. Danila, a questão da vírgula foi falta de atenção mesmo, só agora que reparei.
    O brinde foi usado como estratégia de interação com a leitora porque não havia nenhum outro tipo de publicidade dentro da revista, nem mesmo junto ao brinde para divulgar a marca de forma mais direta. Eu interpretei como publicidade também, claro. Mas além da publicidade, esse tipo de ação é mais interativa com quem lê a revista.

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  3. Oi, Karina, obrigada pelo esclarecimento! até sexta! um abraço!

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