sexta-feira, 22 de junho de 2012

Jasão e Medea [Gabriella Braga] #1

Apesar de ser a última postagem, no meu plano de trabalho ainda há dois filmes os quais eu analisei. Portanto, este post não tem o objetivo de ser conclusivo, mas sim de relatar o que foi planejado para a última quinzena.
Houve, também, uma pequena alteração no plano. Meu objetivo era analisar o filme Medea de Lars Von Trier, de 1988. Porém eu não sabia que haviam dois filmes do mesmo título e acabei locando o filme Medea de Pier Paolo Pasolini, de 1969. Então, este post será sobre o filme de Pasolini, e não mais de Lars Von Trier.

Medea, ou Medéia, é uma fascinante personagem da mitologia grega filha do rei da Cólquida, Eetes. Em suas histórias, a bela  "feiticeira" desenvolve diversos sentimentos contraditórios e cruéis. Já Jasão é filho de Esão e heroi de Tessália (Grécia), que teve a missão de roubar o Tosão - ou Velo - de Ouro da distante Cólquida. E aí que a história dos dois se unem: quando Jasão viaja até a cidade de Medea, os dois tem um romance e a jovem foge com ele, sendo, anos depois, abandonada pelo mesmo.

Jasão e os argonautas, de Don Chaffey, representa a missão que Jasão recebeu, os desafios e as peripécias enfrentadas por ele. O filme e o conto de Jasão não possuem muitas diferenças, havendo dessemelhanças até mesmo dentro da própria mitologia grega. A história de Jasão contada pela cultura grega tem basicamente o mesmo enfoque do filme: a aventura do personagem em sua busca pelo Tosão de Ouro para tomar de volta o trono em Iolco. Além disso, em ambos Medea não é "tão" importante assim, sendo apenas uma segunda figura na montagem do enredo.

Cartaz do filme Jasão e os argonautas


No entanto, a história de Medea gira em torno de seu amado. No longa Medea, de Pier Paolo Pasolini, que retrata sua trágica existência, a feiticeira mata seu próprio irmão para fugir com Jasão após ele roubar o Tosão de Ouro de seu pai. Anos depois, Jasão a larga para se casar com a jovem e bela filha do rei de Creone e, então, Medea planeja sua vingança. Assim como na história de Jasão, o enfoque da mitologia grega é o mesmo que o do filme - a vida e o romance de Medéia -, e também há contradições nos contos da mitologia. Uma delas é que Medea mata a filha de Creone e os próprios filhos que teve com Jasão, enquanto outros contos da cultura grega contam que um filho de Jasão sobrevive e torna-se rei.


A atriz Maria Callas no papel de Medea


Ambos os filmes são da década de 1960 e pode-se perceber que suas relações com os contos são bem próximas. Os dois longas também representam as histórias de Jasão e Medea de uma forma muito semelhante ao que está nos livros. 


2 comentários:

  1. Danila,

    gostaria de saber se tem algum problema em relação ao que destaquei no segundo parágrafo, sobre a alteração do plano de trabalho.

    Abraços

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  2. Oi, Gabriella,

    Enganos podem ocorrer e você realizou a observação para fazer o post. Portanto, entendo que você cumpriu a tarefa, mas também admito que o cuidado com a coleta do material também faz parte do trabalho.

    Qualquer coisa, estou à disposição para contato por e-mail também.

    Um abraço!

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