sexta-feira, 22 de junho de 2012

Memes que entram na minha casa, entram na minha vida! [Daniella Rodrigues] #5

Enfim, quero começar dizendo que, depois de meses pesquisando, acho que as maiores conclusões que posso tirar são que, definitivamente:


1) Entender memes, em sua totalidade, como "gene da cultura", é algo extremamente complexo e complicado. Ele abrange áreas que eu nem mesmo imaginava. Uma frase do artigo "O Poder do Meme", de Susan Blackmore, mostra como o meme é e está além de muita coisa:
 "Se a memética é verdadeira então os memes criaram as mentes humanas e a cultura com a mesma certeza que os genes criaram os corpos humanos."
Ou seja, o que sería de nós sem os memes?


2) Memes, agora já os de Internet - foco do meu Projeto AII - , ultrapassam a barreira da rede e entram no nosso mundo, influenciando no nosso modo de ser, pensar, falar e até agir - o que foi comprovado ao longo dos posts. É cada vez mais difícil traçar uma linha entra o mundo online e o offline. 


O que confirma ainda mais minha conclusão são as inúmeras propagandas que, hoje, surgiram por causa de Memes de Internet - e virce-versa.

Uma propaganda que recentemente virou Meme - e que surgiu de um antigo viral já existente - foi a do Itaú, na qual uma menina é surpreendida pelos pais ao saber que sua então sonhada viagem à Disney se tornaria real. Interessante perceber que o banco em questão está explorando muito essa junção da vida online/offiline para suas novas campanhas publicitárias. Talvez, por saber que vídeo x ou y já faz sucesso na Internet, porque então os mesmos, apropriado aos valores do banco, também não o tornaria um sucesso?!


A seguir esta, assim como outras propagandas, ilustram como exemplos:

1) A propaganda - ITAÚ:




O meme original:




VÍDEO BÔNUS: Lily dançando com o Mickey, fofa, com seu sonho realizado.





2) A propaganda - ITAÚ:





O meme original:







Agora, um pouco do caminho inverso:



1) O meme original - Luiza no Canadá ! (Que por sinal era uma propaganda!)





As propagandas:


Clique na imagem abaixo para entender mais da campanha do Magazine Luiza.


2) O meme original - PARA A NOOOOOOOOSSA ALEGRIA!:



A propaganda - PEPSI



VÍDEO BÔNUS: Dia das mães, PARA A NOSSA ALEGRIA!



3) O meme oficial - AS MINA PIRA!






A propaganda - Big Apple


Como já dito e mostrado antes ao longo do projeto, memes se espalham e vão para todos os lugares possíveis!

Para encerrar, um exemplo de outra aplicação dos memes no nosso cotidiano: Em um vídeo-clipe que é 100% composto por vários virais da Internet! :)

Postei ouvindo:




2 comentários:

  1. Genial, Dani! Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Excelente a conclusão: "É cada vez mais difícil traçar uma linha entra o mundo online e o offline"

    É difícil porque, na verdade, essa linha não existe!

    Excelente trabalho

    ResponderExcluir