sexta-feira, 22 de junho de 2012

Arezzo inverno 2012 [Ana Miranda]#5


O objetivo deste post é  analisar melhor alguma campanha da Arezzo e complementar mais meu conhecimento acadêmico quanto a recepção dessas campanhas para o público. Para análise escolhi a última campanha que é a do inverno 2012 estrelada por Débora Falabella.
Abaixo algumas fotos e o vídeo da campanha:


Bom, com uma primeira percepção pode-se dizer que a marca manteve sua estratégia de colocar em seus lançamentos de estação atrizes globais que estão em atuação no momento. A atriz em questão é Débora Falabella, atual Nina, protagonista da novela da globo no horário nobre Avenida Brasil. Além disso, ela como destaque momentaneamente por causa da novela fica em destaque no imaginário das mulheres que de uma forma ou de outra costumam ser o publico da novela em sua maioria. O ensaio fotográfico tem um tom bastante moderno e escuro por conta da coleção de inverno. Foram usadas roupas que davam destaque aos acessórios como já é de costume da marca. A modelo também usa o cabelo curto como o de sua personagem, mas se mostra muito mais feminina do que se apresenta na novela. Ao mesmo tempo traz da ficção a força e garra remetendo nas fotos a uma mulher decidida, sedutora e moderna. Visualmente assim como todas as fotos de campanha essa também é muito bem produzida e chamativa pelo caráter relativo à moda e mulheres famosas.

Quanto a pesquisa por mais artigos e conteúdo de estudos consegui alguns trechos de autores que relacionam a moda com o consumo e a construção de uma identidade feminina. O primeiro deles é de Everardo Rocha:
“Para entender o consumo é preciso conhecer como a cultura constrói esta experiência na vida cotidiana, como atuam os códigos culturais que dão coerência às práticas e como, através do consumo, classificamos objetos e pessoas, elaboramos semelhanças e diferenças. E assim ver que os motivos que governam nossas escolhas entre lojas e shoppings, marcas e grifes, estilos e gostos - longe de desejos, instintos ou necessidades - são relações sociais que falam de identidades e grupos, produtos e serviços. (ROCHA, 2006, p.86)”
Esse trecho é bem importante para pensar por que as consumidoras da Arezzo estabelecem esse vínculo com a marca. A construção de uma imagem de mulher moderna e ligada com as tendências de moda sem perder o estilo clássico chique explica a escolha pela marca.
Outro trecho relevante é um que fala sobre a moda e coloca-a em ralação a comunicação.
“A moda representa considerável relevância na sociabilidade dos sujeitos nas interações cotidianas, atribuindo identidades e papéis sociais aos indivíduos. Os aparatos ideológicos usados pelas mídias, que articulam e difundem tendências de moda, são elementos fundamentais na percepção que os indivíduos fazem desses produtos e precisam ser investigados com propriedade a fim de esclarecer as estratégias de manipulação que elas adotam, com o intuito de defender a livre expressão identitária e o esclarecimento do indivíduo (MORAIS, 2006, p. 10).”
“Para além destas instâncias, o campo da moda é um meio de comunicação, que se encontra constantemente em pauta nos meios midiáticos, que disseminam modos de vestir, agir e uma diversidade de possibilidades de criar /recriar a partir do já existente, bem como o poder de inibir os aspectos já ultrapassados.” Retirado de "O Consumo, a moda e a representação de identidades: uma análise da campanha Arezzo Inverno 2011" 
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-0517-2.pdf

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