sábado, 23 de junho de 2012

Por que a Coca-Cola é a Coca-Cola? [Luiza Alfenas] #5



Há dois importantes fatores que contribuiram para que a Coca-Cola se tornasse o sucesso que é hoje em dia, sendo uma das maiores marcas - se não a maior - do mundo: O foco nas pessoas (1) e no marketing, especialmente em seguir um propósito da marca, um conceito que vai além de consumir o produto em si (2).
(1) O marketing da Coca-Cola sempre foi voltado para as pessoas, seja nas próprias campanhas, com um lado muito humanizado, que expressa os sentimentos e aproxima a marca do nosso cotidiano, seja no patrocínio de eventos interessantes em todo o mundo, tornando-se, assim, onipresente em qualquer lugar do mundo e, como visto nos posts anteriores, distribuindo brindes e produtos com sua marca para, assim, 
difundi-la ainda mais em nosso dia-a-dia. A forma como a empresa se comunica com seus consumidores mudou. Agora a liderança desta relação entre marca e os consumidores está nas mãos do consumidor, que se torna, assim, a peça mais importante do jogo. (2) Além disso, é importante destacar o grande valor do marketing para a companhia, que vai muito além de divulgar a bebida em si, no desenvolvimento de um propósito da marca, um conceito, que estará presente em qualquer ação da empresa. "O papel de uma marca vai além de vender um produto. A marca tem que ser importante para as pessoas. Mais do que construir uma marca poderosa, precisamos criar marcas que possam transformar o mundo". E isso se traduz em todas as ações da Coca-Cola. Ela vende a felicidade. O prazer. O otimismo. "A nossa preocupação não é só de ter o melhor produto, mas de criar conexões emocionais com as pessoas."




Outro ponto muito explorado pela Coca-Cola é a necessidade de se manter uma marca nova, constantemente. Isso quer dizer criar sempre novos produtos, atendendo aos novos públicos, necessidades e interesses de cada um  - como sucos, chás, energéticos e até águas. 
Mas também quer dizer estar sempre presente em todos os meios de comunicação, desde os jornais e rádios até as redes sociais; Inovar nas campanhas, criando ações de guerrilha que viram sucesso em dias com a divulgação em massa na internet, distribuição de brindes e produtos diferenciados; e, especialmente, estando sempre em contato direto com o público jovem, o principal alvo das campanhas. 

Mas antes de qualquer um desses pontos, o mais importante é o fato de que a marca está sempre preocupada em ser a melhor, a líder, a querida por todos - e não mede esforços para tal. Não a toa, essa insistência gerou resultados no mundo todo, e a "lovemark" é querida onde quer que se vá, independendente de culturas, religiões, e classes sociais. 

Um comentário:

  1. Oi, Luiza,

    Ótimo fechamento dos posts! Fizeste uma boa amarração para refletir sobre o sucesso da coca-cola. Senti falta apenas da indicação das referências utilizadas para destacar e explicar os dois pontos apresentados.

    Um abraço,

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