segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Anseio da Escolha [Matheus Couto] #4

No livro "Sobre a Felicidade: Ansiedade e consumo na era do hipercapitalismo" a autora eslovena Renata Saleci faz uma análise em relação aos anseios existentes no homem em relação a sua liberdade de escolha, principalmente quando se diz em relação a "escolha" de sua identidade. 

"As escolhas do consumidor se tornam uma fonte de ansiedade quando, em qualquer supermercado, precisamos escolher entre 85 marcas de biscoito, 285 tipos de cookies, 360 shampoos e 275 ofertas de cereal." (p.18)

Achei interessante esse ponto apresentado e defendido pela autora mas, para mim, a obra não trouxe grandes novidades, muitas coisas já havia lido nas últimas obras. A análise da autora está mais ligado a psicanálise e a sociologia, trazendo poucos relatos com a comunicação (presentes mais no primeiro capítulo).

Para o último post analisarei agora diversos produtos midiáticos e observar como a felicidade está representadas no mesmos e se é possível afirmar que ela pode ser tratada como um produto de consumo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário