quarta-feira, 13 de junho de 2012

A recepção das campanhas da Arezzo [Ana Miranda]#4


Conforme o que foi conversado no encontro presencial o objetivo agora é basear em um exemplo de marca e suas respectivas propagandas para analisar sua recepção frente aos públicos. A partir disso comecei a pensar em qual marca eu me dedicaria até o fim do trabalho. Como já me deparei com propagandas da Arezzo e por essa se tratar de uma marca pouco conhecida por mim, mas ao mesmo tempo com propagandas bem específicas determinei que fosse essa a marca analisada.

Com isso comecei a procurar artigos no Google acadêmico, já que a biblioteca se encontra de greve, sobre esse assunto. Ao pesquisar por recepção da propaganda da Arezzo me deparei com um estudo feito na Universidade do Rio Grande do Norte com o título “A construção da identidade feminina nas campanhas publicitárias da Arezzo” de autoria de Ildete Perreira de Sousa. Nesse estudo a autora procurou descrever um pouco do conceito de identidade e teceu comentários sobre as campanhas dos anos de 2007,2008 e 2009 que contaram com as atrizes Cláudia Raia, Mariana Ximenes, Thais Araújo,Juliana Paes, Alessandra Negrini e Aline Moraes. Esse primeiro contato com essas campanhas iniciou a proposta do momento de conhecer e analisar a receptividade das mulheres as propagandas da Arezzo.

Outra fonte de informação foi um estudo publicado por meio do Intercom que tem como foco analisar a campanha de 2011 em que a marca fez uma nova espécie de merchandising em que a maior novidade foi veicular o making of da propaganda que teve pela primeira vez um homem no contexto, Reinaldo Gianecchini foi o escolhido.

Com esses dois documentos o novo começo do estudo ficou bem mais claro que vai possibilitar no ultimo post fazer referencia a tudo que li e aprendi sobre recepção de forma geral e aplicá-las ao contexto da marca. Ao observar algumas das campanhas pode-se fazer algumas considerações importantantes como a presença das globais, em sua maioria protagonistas das novelas das oito da época. Além disso, o caráter de ensaio fotográfico com forte característica dos maiores desfiles do mundo. A maior característica, no entanto, é a exibição da mulher como exemplo de perfeição tanto de corpo quanto de atitude e comportamento de mulher moderna.
No próximo post finalizarei essa ideia começada hoje e tentarei ampliar os estudos até o momento da apresentação final.



As imagens são de campanhas mencionadas no post.

Um comentário:

  1. Olá Ana. Os exemplos estão excelentes. Para a última postagem, talvez você possa relacionar os elementos dessas imagens publicitárias que apelam à recepção. Parabéns!

    ResponderExcluir