Conforme
o que foi conversado no encontro presencial o objetivo agora é basear em um
exemplo de marca e suas respectivas propagandas para analisar sua recepção
frente aos públicos. A partir disso comecei a pensar em qual marca eu me
dedicaria até o fim do trabalho. Como já me deparei com propagandas da Arezzo e
por essa se tratar de uma marca pouco conhecida por mim, mas ao mesmo tempo com
propagandas bem específicas determinei que fosse essa a marca analisada.
Com
isso comecei a procurar artigos no Google acadêmico, já que a biblioteca se
encontra de greve, sobre esse assunto. Ao pesquisar por recepção da propaganda
da Arezzo me deparei com um estudo feito na Universidade do Rio Grande do Norte
com o título “A construção da identidade feminina nas campanhas publicitárias
da Arezzo” de autoria de Ildete Perreira de Sousa. Nesse estudo a autora
procurou descrever um pouco do conceito de identidade e teceu comentários sobre
as campanhas dos anos de 2007,2008 e 2009 que contaram com as atrizes Cláudia
Raia, Mariana Ximenes, Thais Araújo,Juliana Paes, Alessandra Negrini e Aline
Moraes. Esse primeiro contato com essas campanhas iniciou a proposta do momento
de conhecer e analisar a receptividade das mulheres as propagandas da Arezzo.
Outra
fonte de informação foi um estudo publicado por meio do Intercom que tem como
foco analisar a campanha de 2011 em que a marca fez uma nova espécie de merchandising
em que a maior novidade foi veicular o making of da propaganda que teve pela
primeira vez um homem no contexto, Reinaldo Gianecchini foi o escolhido.
Com
esses dois documentos o novo começo do estudo ficou bem mais claro que vai
possibilitar no ultimo post fazer referencia a tudo que li e aprendi sobre recepção
de forma geral e aplicá-las ao contexto da marca. Ao observar algumas das
campanhas pode-se fazer algumas considerações importantantes como a presença
das globais, em sua maioria protagonistas das novelas das oito da época. Além
disso, o caráter de ensaio fotográfico com forte característica dos maiores
desfiles do mundo. A maior característica, no entanto, é a exibição da mulher
como exemplo de perfeição tanto de corpo quanto de atitude e comportamento de
mulher moderna.
No
próximo post finalizarei essa ideia começada hoje e tentarei ampliar os estudos
até o momento da apresentação final.
As imagens são de campanhas mencionadas no post.
Olá Ana. Os exemplos estão excelentes. Para a última postagem, talvez você possa relacionar os elementos dessas imagens publicitárias que apelam à recepção. Parabéns!
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