sábado, 23 de junho de 2012

A figura central: Luciano Huck [Laura Marques de Oliveira] #5

Para o post final decidi (com base no segundo encontro presencial) pensar a figura de Luciano Huck no programa e deixar a conclusão para ser apresentada no último encontro presencial. 



O apresentador comanda há mais de dez anos o Caldeirão do Huck nas tardes de sábado. E o programa está extremamente vinculado à ele: vide o nome que o produto leva.



O programa tem fortes traços assistencialistas (prática do populismo) o que pode não ser muito compatível com o posicionamento de Luciano fora das telas. Isso devido à já declarada filiação do apresentador ao PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira, que tem uma tradição de direita. Tal partido segue uma linha política contrária ao populismo, o qual é praticado normalmente por partidos e representantes políticos esquerdistas. PSDB é visto também como um partido elitista, que como já mencionei, se opõe ao ideário populista - fazendo com que haja uma contradição na imagem de Huck.


O apresentador é muitas vezes mencionado como o bom-moço: esse é outro aspecto que gira em torno de sua imagem. A revista Veja do da semana do dia 2 de fevereiro de 2011 foi estampada com uma foto de Luciano Huck e sua mulher com o título: "A reinvenção do bom-mocismo". O apresentador não só é mostrado como bom-moço, mas também se diz um: "Passo o dia pensando em como deixar as pessoas mais felizes e como tentar fazer este país mais bacana. TV diverte e a ONG que presido tem um trabalho sério e eficiente em sua missão. Meu prazer passa pelo bem-estar coletivo, não tenho dúvidas disso”. Esse é um trecho de um artigo de Huck que foi publicado no Jornal Folha de São Paulo do dia primeiro de outubro de 2007. O artigo foi um desabafo de Huck após ter seu rolex roubado; no texto ele ao mesmo tempo pede atenção das instituições públicas para a questão da segurança pública e fala do que sentiu ao ser roubado.

Para manter uma proximidade com seu público, além de sempre se dirigir às câmeras num tom de cumplicidade, ele utiliza as redes sociais. Na rede ele comenta sobre assuntos relevantes do momento, indica livros e filmes, conta sobre seu dia-a-dia e pede a opinião dos internautas sobre, por exemplo, que roupa ele deveria usar no programa.







Bibliografia:

<www.futepoca.com.br/2011/04/editora-abril-quer-luciano-huck.html> Acesso em 15/06/2012 

<www.midiacidada.blogspot.com.br/2011/01/o-casal-simbolo-da-elite-brasileira.html Acesso em 20/06/2012> 

<www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u336144.shtml> Acesso em: 27/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário