segunda-feira, 11 de junho de 2012

As várias faces da Jornada do Herói [Paula Pinheiro] #4


P.S. Eu Te amo acompanha a história trágica e romântica de uma mulher tentando superar a morte do marido. Quando Gerry morre, Holly se revela incapaz de lidar com a perda e se afunda mais e mais na depressão. Até o dia em que recebe uma carta, escrita pelo próprio Gerry meses antes, a convidando para uma jornada guiada por ele, através de cartas escritas nos meses que antecederam sua morte. Cada carta representa uma nova chamada à aventura, o início de mais um ciclo. O filme é composto de diversas "pequenas jornadas", nas quais Holly se reergue passo a passo.  Com essa construção narrativa, é bastante fácil perceber o crescimento da heroína a cada estágio da jornada maior (composta das pequenas jornadas, que também podem ser encaradas como os desafios da jornada maior).


Casablanca é a história de um triângulo amoroso que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. Na cidadezinha africana que dá nome ao filme, Rick, dono de um bar famoso no local, vive sua vida ignorando a história de amor mal resolvido de seu passado, até que Ilsa, a versão em carne e osso do fantasma que o atormenta, entra em seu bar, trazendo de volta memórias do tempo que os dois passaram juntos em Paris e um novo dilema: seu marido Victor é perseguido pelos nazistas e ambos precisam de passaportes para fugir para a América.

Os dois filmes dividem algumas características em comum além do gênero. Em Casablanca, Rick é dono de um bar na cidadezinha africana que dá nome ao filme, e vive uma vida tranquila se esforçando para esquecer um romance mal resolvido em seu passado. Em P.S. Eu Te Amo, Holly é uma mulher enlutada incapaz de superar a morte do marido. A jornada se apresenta de formas diferentes para eles, mas ambos os heróis a recusam a princípio. Outra coisa em comum é o uso criativo dos arquétipos. Em Casablanca, talvez por se tratar de um triângulo amoroso, o próprio herói assume às vezes o arquétipo de sombra – durante boa parte do filme, não sabemos se Rick vai ajudar o casal ou se vai se aproveitar de sua posição para se livrar de Victor e ficar com Ilsa. Em P.S. Eu Te Amo, existe a figura do mentor, mas ele é um mentor póstumo, que convida a heroína e a guia pela aventura mesmo depois de já ter morrido.

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