quarta-feira, 13 de junho de 2012

Percy vs Percy [Gabriella Braga] #4




A maioria de vocês já ouviu falar do filme hollywoodiano Percy Jackson e o Ladrão de Raios, baseado no primeiro livro da séria Percy Jackson e os Olimpianos, do americano Rick Riordian. Ao contrário do que alguns pensam, Percy não é um personagem da cultura grega, e sim um fictício criado por Riordian para sua série de livros. Mesmo sabendo disso, coloquei o filme e o livro em meu plano de trabalho, pois, apesar de ser um personagem inventado, o filme e os livros mostram personagens "verdadeiros" da cultura grega. 

Percy é filho de Poseidon e passa a sua infância e o início de sua adolescência sem saber que é um semideus. Por ser filho do deus dos mares, ele sempre foi perseguido e sofre diversos atentados contra sua vida, até que é enviado para um acampamento de semideuses, de onde sai para "viver aventuras". Há diversas controvérsias entre a história criada pelo filme e a original do livro. Quando digo diversas diferenças, pode se entender que esse pequeno resumo que fiz sobre a história é o único ponto de convergência entre os dois. 

Em relação aos contos sobre cultura e mitologia grega, há também algumas diferenças bastante significantes. A principal, para mim, é a diferença dos lugares onde se passam as histórias. Enquanto na cultura grega o cenário é a Grécia e os domínios dela, Percy Jackson se passe, inteiramente, nos Estados Unidos. O autor explica esse fato ao dizer que o Olimpo muda de lugar ao mudar a civilização mais desenvolvida, ou seja, no país que for mais desenvolvido, lá estará o Olimpo. 

Outra diferença é que na história do filme e livro, Zeus, Poseidon e Ares são proibidos de terem filhos com humanas, o que hora nenhum chega a ser citada pelos contos e obras lidas até o momento. Inclusive, muitos dos semideuses são filhos dos três poderosos, como Hércules e Perseus,  citados em outros posts. 

Abaixo, o trailer do filme. 


Um comentário:

  1. Oi, Gabriella,

    A comparação entre o livro e o filme ficou evidente neste post! Penso que seria bom para o trabalho final procurar tirar mais consequências (reflexões) a respeito das diferenças que você observou entre os livros e suas "adaptações".

    Um abraço!

    ResponderExcluir