Como o comercial Meninas - AFAI proposto para hoje, foi encontrado apenas em outra língua, analisarei um outro do mesmo ano que acabou por se mostrar muito interessante a meu projeto:
A briga mercadológica entre as duas marcas rivais, Coca-Cola e Pepsi, serviu de inspiração para o publicitário Clóves Calia desenvolver em 1989 uma campanha para o cliente Ciba-Geigy com o slogan “Araldite cola até o que parece impossível”.
Este filme Latas, segundo Calia, foi desenvolvido com a certeza de que causaria polêmica, motivo pelo qual, nem foi solicitado autorização das duas multinacionais para o uso das embalagens no comercial. Em um ritmo nacional, as latas de Coca-cola e Pepsi se aproximam em um clima aparentemente habitual de rivalidade, porém há uma quebra de expectativa quando estas são coladas uma na outra, representando ousadamente a união das marcas rivais que passam a produzir juntas um mesmo som. Mesmo tento uma curta vida na mídia, Latas foi criativo e ousado o que trouxe um Cannes para o Brasil.
O filme Hitler (premiado em 1989), criado por Olivetto para o anunciante Folha de São Paulo, chama atenção pelo suspense que envolve todo comercial o que de início não diz, nem mostra.
Segundo o artigo de Mancini, Trotta e Souza, a questão maior do filme foi o contraste construído, entre um verbal que, desde o início, ‘figurativiza’ um “homem de bem” e um visual que, gradativamente, vai se resolvendo até, subitamente, mostrar o rosto de Hitler, o que, automaticamente, aciona tudo o que este rosto representa. Porém o objetivo da propaganda de promover o produto só ocorre nos segundos finais com o slogan “Folha de São Paulo: o jornal que mais se compra e o que nunca se vende”. O trocadilho serviu para reafirmar a seriedade e a credibilidade do jornal impresso. Hitler, assim, se tornou um clássico da propaganda brasileira e que, como o da Valisere do 3º post, está na lista dos “100 Melhores Comerciais de Todos Os Tempos”.
Ei Regiane tudo bem? Você lembra que na minha apresentação em sala eu disse que encontrei um periódico na PUC que tinha uma entrevista com o Olivetto e com um jurado do festival. O problema é que meu amigo que pegou para mim e ele só tirou xerox da parte que falava sobre o assunto e não aparece o nome do periódico (para eu poder colocar na bibliografia do Trabalho Final). A informação que tenho é a do site da biblioteca: DPZ e a SAWA, A - Artigo de periódico - Acervo 123847. Vale?
ResponderExcluirAh... queria falar também que estou muito feliz pois esse final de semana achei um site com muitas informações da história e funcionamento do Festival :)
ResponderExcluirEi Carla. Que bom que encontrou o site! Ufa, bem no final e a tempo de incluir no relatório.
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