sábado, 23 de junho de 2012

A Influência da Cultura no Marketing - Conclusões [Filipe Mendonça] #5

Neste último post irei resumir, como possível, o que aprendi neste semestre pesquisando sobre o tema "Influência da Cultura no Marketing". Claro que não falarei apenas o que aprendi sobre ele, mas também tudo o que descobri relacionado a ele.

Quando introduzi o assunto falando sobre a chegada de certas multinacionais a alguns países, fiquei surpreso ao descobrir sobre a história da Coca-Cola e da Marlboro, pois eram completamente opostas. Enquanto a Coca-Cola chegou já exaltando a cultura brasileira em seus comerciais, a Marlboro optou por uma propaganda universal, transmitida igualmente entre vários países em que já estava consolidada como conhecida marca de cigarros. O resultado: ambas campanhas deram certo! Apesar de ter sido algo inesperado e até mesmo confuso, foi ótimo perceber logo no início que as multinacionais podem se infiltrar e influenciar uma cultura sem precisar sempre de abordá-la em seus comerciais. Além disso, foi pesquisando sobre o contexto histórico da chegada da Coca ao Brasil (2ª Guerra Mundial) que também entendi como este também influencia no marketing.

Os casos em que a influência da cultura no marketing estavam mais explícitos foram mostrados no segundo post. A forma como a Coca-Cola alterou quase que completamente sua campanha para se adequar ao mercado africano e indiano me chamou a atenção. A partir disso, pude aprofundar ainda mais minhas pesquisas. Não fiz apenas a pesquisa de influência Cultura-Marketing, mas também tentei entender a formação das sociedades e da cultura, o que me permitiu compreender melhor porque na Índia e na África a cultura foi tão ressaltada e nos outros lugares nem tanto. É nessas horas que refletimos sobre o quão multidisciplinar é o marketing.

Pesquisar sobre a situação inversa (influência do marketing na cultura) também foi muito importante para perceber essa dualidade que existe na relação Cultura-Marketing. Da mesma forma que a cultura influencia o marketing, o marketing também pode modificá-la. Certas descobertas me surpreenderam, como o fato da Coca-Cola ter quebrado alguns paradigmas da cultura brasileira (como beber direto da garrafa, que era considerado anti-higiênico e falta de educação). Quando pensamos que o marketing influencia a cultura pensamos mais na transmissão de ideologias de uma marca ou no aumento do consumismo, mas acontece que essa intervenção das multinacionais na sociedade é muito maior do que pensamos. 

Por fim, a descoberta do Antropomarketing foi outro marco na minha pesquisa, pois não tinha me ocorrido entender a influência da cultura no comportamento do consumidor. O texto que utilizei como base me foi muito útil também para perceber ainda mais como o marketing se estende para outros campos do saber, como psicologia, antropologia, sociologia, entre outros. Ainda foram dadas dicas para se fazer um bom marketing, o que achei muito importante.


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