quarta-feira, 13 de junho de 2012

De A a Alice [Barbara Nery] #4

Esta última quinzena serviu para finalizar a filmografia de Tim Burton, como diretor e produtor. Dentre os filmes propostos, Planet of The Apes foi o único filme ao qual não tive acesso. Infelizmente, o longa mais recente, Dark Shadows ainda não foi lançado no Brasil, mas espero poder inseri-lo na apresentação final.
Ao encerrar a filmografia, foi possível perceber a essência que Burton procura nos filmes que assina. A começar por James and The Giant Peach, uma história que envolve o universo infantil e que, durante o filme, se transforma em animação. É bom notar a presença de quadros musicais, que se repete em outros títulos. Sleepy Hollow traz o tema de terror ao contar a lenda do cavaleiro sem cabeça. Uma das coisas que me chamou atenção no filme é a narrativa que confirma a fantasia como realidade, pois o personagem principal era um cético que passou a acreditar no misticismo como, por exemplo, bruxas e magia negra. Big Fish retoma a transformação da fantasia em realidade, ao narrar um filho que recusa as histórias mirabolantes de seu pai e descobre ao fim que se tratava de histórias reais construídas por metáforas. Charlie and the Chocolate Factory é um remake que traz a aventura de 5 crianças em uma inusitada fábrica de chocolates, totalmente fantasiosa e infantil, ao estilo de Burton. Corpse Bride é mais uma animação em stop motion, muito semelhante a filmes anteriores como Nightmare Before Christmas e Beetlejuice. Sweeney Todd conta uma historia de vingança com uma estética pesada e sombria, usando-se de quadros musicais. Por fim, Alice In Wonderland é uma adaptação do conto em que Alice retorna ano depois a um País das Maravilhas destruído na missão de matar um dragão com ajuda das mais diversas criaturas de sua imaginação.

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