segunda-feira, 25 de junho de 2012

Jornalismo esportivo ou político?[Pedro Alvim] #5


Neste post meu intuito é o de ver a forma como a mídia esportiva trata as informações políticas que tem envolvimento com o esporte, como os escandalos na CBF, as obras para a Copa do Mundo, dentre vários outros acontecimentos que tornam este nosso país tão “especial”.

Uma das principais fontes de escandalo político tem sido Ricardo Teixeira, por isso manterei o foco sobre o antigo mandatário da CBF.

O cartola da CBF, nem sempre amigável, se envolveu em muitas negociações suspeitas ao longo destes 23 anos e quero mostrar como algumas de suas peripécia foram noticiadas ao longo dos anos.

Vou manter a comparação entre as duas redes de canais que venho acompanhando ao longo do trabalho: Globo e ESPN.

Globo:
A relação de Teixeira com a família Marinho sempre foi muito boa, relação essa que refletia em seus notíciarios.Por muito tempo o Sportv sofreu com isto, fazendo notíciarios superficiais sobre vários escandalos que envolviam o soberano do futebol brasileiro.

Com a vinda de Andrew Jennings para o Brasil esta relação entre ambos ficou mais clara.O autor do livro “Jogo Sujo”, que faz dura crítica ao mandatário brasileiro, sequer foi entrevistado na sua passagem pelo Brasil.

Apesar de fundamental para sua queda a Globo também foi fundamental por sua longa estadia.Não sou ingênuo para achar acreditar na total imparcialidade, mas nesse caso, na minha opinião, a Globo acabou sendo conivente diante de tantos acontecimentos.

Esta matéria ilustra exatamente a situação, criticas amenas e um tom de agradecimento desproporcional com o mandato de Ricardo Teixeira:


Espn:

Trata o tema com seriedade, porém não o debatem com profundidade.As melhores abordagens foram feitas por Juca Kfouri, jornalista que também trabalha com a Globo.

Sempre noticiaram as desventuras de Teixeira, porém na maioria das vezes era tratado em segundo plano, pois o futebol não para.Isso acaba sendo o retrato de como a mídia esportiva em geral trata a política, um descaso imenso.

Conclusão:

A mídia no Brasil ainda não trata os cartolas(figuras políticas do âmbito esportivo) com a devida rigides.Apesar de tratar de uma paixão, o esporte movimenta uma quantidade imensa de dinheiro, sendo assim necessário um maior controle, que pode ser feito sim por jornalistas esportivos, pois a profissão vai além de uma quadra ou um campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário