Nesse último capítulo de “Signos da Marca”, Clotilde Perez inunda
o leitor de teoria da semiótica, semeiotiké,
semiotik... Explica origem e
conceitos, relação e utilização da semiótica na publicidade e marketing.
Conta ainda como atualmente as organizações estão cada vez
mais abertas à aproximação com a comunidade acadêmica, possibilitando a
aplicação do método semiótico para subsidiar decisões organizacionais. As
empresas começam a ter a possibilidade de analisar a emissão, os processos que
geram efeitos, e não mais apenas a recepção, como já ocorria com as pesquisas
qualitativas, centradas no receptor/consumidor.
Com isso, a autora mostra a aplicação do método semiótico
(condições para utilização, metodologia) e por fim, traz aplicações de acordo
com a Teoria Geral dos Signos, de Pierce.
A parte mais palpável trata das figuras de
linguagem, trazidas aqui por serem geradoras de efeitos diversos de sentido e
largamente utilizadas em slogans. Veja alguns exemplos:
Onomatopéia
"Você imagina, clic, a Arno faz"
Catacrese
"Viva nas asas da Goodyear"
Hipérbole
“Um
banho de alegria, num mundo de água quente”
Pleonasmo
"Compre Baton, compre Baton..."
"Experimenta, experimenta..."
Elipse
"O sucesso"
Oi Gabriela. Excelente a postagem.Vale ressaltar que as figuras de linguagem são comuns a várias mídias e gêneros, não só à publicidade.
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