"Chique é ser inteligente". Esse é o ideal da revista Marie Claire de maio 2012, analisada nesta quinzena. A revista tem um público-alvo formado principalmente por mulheres adultas e de meia-idade que são, ou ao menos devem ser, independentes, bonitas, elegantes, e obviamente inteligentes, como reforça o slogan.
Maio 2012 |
Contrapondo essa ideia de ser inteligente proposta pela revista, o conteúdo de suas páginas deixa a desejar no que diz respeito à matérias que abordem temas considerados relevantes para pessoas intelectualmente, como questões políticas, tecnológicas ou de negócios. O que se vê mais claramente nas temáticas abordadas é a velha cobrança da perfeição da mulher adulta em todos os setores de sua vida.
A revista segue a mesma linha de ideias da Gloss e da Capricho já analisadas, a busca incessante por um modelo ideal de mulher, sempre bela. A Marie Claire difere sua abordagem no que diz respeito à complexidade de temas amorosos abordados, entrando em análises de casamentos e questões especificas desse nível de matrimônio. Os problemas abordados são mais complexos.
A independência financeira das mulheres maduras é o fator principal para a "libertação" de preconceitos sociais vividos pelas mulheres durante décadas. Mas as mulheres, ao meu ver, são submissas aos homens noque diz respeito a relacionamentos, o que pode ser visto em várias matérias ao longo da revista. Sugestões de como agradar os parceiros são sutilmente abordadas. Essa submissão, ao meu ver, é aceita pela sociedade para que as mulheres ainda sejam inferiores aos homens em algum aspecto.
A Marie Claire também tem uma característica marcante: os padrões internacionais. As marcas presentes na revista são, em sua maioria, importadas, e as atrizes e estilistas também. A capa sim,mostra a brasilidade de Taís Araújo. O poder aquisitivo da leitora ideal também deve ser alto, porque os produtos sugeridos para se estar dentro da moda mostram preços exorbitantes, que apenas uma mulher muito bem-sucedida profissionalmente podem pagar.
A cobrança pela juventude é constante, uma vez que os cosméticos oferecidos tratam de problemas como rugas e marcas de expressão. Até mesmo o horóscopo foi moldado, e aponta problemas no trabalho e no casamento, adaptando-se ao perfil da leitora a fim de conquistá-la.
A distribuição de um brinde ( uma amostra de perfume) nesta edição tem o intuito de interagir com quem está lendo.
Após essa análise então, vi que a leitora de Marie Claire tem que ser jovem, ainda que esteja em uma idade madura, bem-sucedida e plena em um casamento.
gostei muito!
ResponderExcluirOi, Karina! Ótimo post!
ResponderExcluirSugiro apenas uma revisada no título (colocação da vírgula).
Também, por curiosidade, gostaria de entender melhor esse lance do perfume... Diria, à primeira vista, que seria uma estratégia para vender certa marca, não?
Um forte abraço!
Danila, a questão da vírgula foi falta de atenção mesmo, só agora que reparei.
ResponderExcluirO brinde foi usado como estratégia de interação com a leitora porque não havia nenhum outro tipo de publicidade dentro da revista, nem mesmo junto ao brinde para divulgar a marca de forma mais direta. Eu interpretei como publicidade também, claro. Mas além da publicidade, esse tipo de ação é mais interativa com quem lê a revista.
Oi, Karina, obrigada pelo esclarecimento! até sexta! um abraço!
ResponderExcluir