1) Entender memes, em sua totalidade, como "gene da cultura", é algo extremamente complexo e complicado. Ele abrange áreas que eu nem mesmo imaginava. Uma frase do artigo "O Poder do Meme", de Susan Blackmore, mostra como o meme é e está além de muita coisa:
"Se a memética é verdadeira então os memes criaram as mentes humanas e a cultura com a mesma certeza que os genes criaram os corpos humanos."Ou seja, o que sería de nós sem os memes?
2) Memes, agora já os de Internet - foco do meu Projeto AII - , ultrapassam a barreira da rede e entram no nosso mundo, influenciando no nosso modo de ser, pensar, falar e até agir - o que foi comprovado ao longo dos posts. É cada vez mais difícil traçar uma linha entra o mundo online e o offline.
O que confirma ainda mais minha conclusão são as inúmeras propagandas que, hoje, surgiram por causa de Memes de Internet - e virce-versa.
Uma propaganda que recentemente virou Meme - e que surgiu de um antigo viral já existente - foi a do Itaú, na qual uma menina é surpreendida pelos pais ao saber que sua então sonhada viagem à Disney se tornaria real. Interessante perceber que o banco em questão está explorando muito essa junção da vida online/offiline para suas novas campanhas publicitárias. Talvez, por saber que vídeo x ou y já faz sucesso na Internet, porque então os mesmos, apropriado aos valores do banco, também não o tornaria um sucesso?!
A seguir esta, assim como outras propagandas, ilustram como exemplos:
1) A propaganda - ITAÚ:
O meme original:
VÍDEO BÔNUS: Lily dançando com o Mickey, fofa, com seu sonho realizado.
2) A propaganda - ITAÚ:
O meme original:
Agora, um pouco do caminho inverso:
1) O meme original - Luiza no Canadá ! (Que por sinal era uma propaganda!)
As propagandas:
Clique na imagem abaixo para entender mais da campanha do Magazine Luiza.
2) O meme original - PARA A NOOOOOOOOSSA ALEGRIA!:
A propaganda - PEPSI
VÍDEO BÔNUS: Dia das mães, PARA A NOSSA ALEGRIA!
3) O meme oficial - AS MINA PIRA!
A propaganda - Big Apple
Como já dito e mostrado antes ao longo do projeto, memes se espalham e vão para todos os lugares possíveis!
Para encerrar, um exemplo de outra aplicação dos memes no nosso cotidiano: Em um vídeo-clipe que é 100% composto por vários virais da Internet! :)
Postei ouvindo:
Genial, Dani! Parabéns pela pesquisa!
ResponderExcluirExcelente a conclusão: "É cada vez mais difícil traçar uma linha entra o mundo online e o offline"
ResponderExcluirÉ difícil porque, na verdade, essa linha não existe!
Excelente trabalho