Nesse último post, vou falar sobre uma tendência muito comum
nos flmes de Miyazaki, o “Par de Irmãs”. Nesse paralelo entre duas personagens uma é a “irmã
mais nova”, que representa o idealismo enquanto a “irmã mais velha” personifica
a racionalidade. Tão padrão pode ser encontrado mais claramente em filmes como “Porco Rosso”, “Kiki’s
Delivery Service” e “My Neighbor Totoro”, mas tal conexão pode ser
estabelecida com praticamente todas as personagens do diretor.
My Neighbor Totoro: Satsuki sempre cuida de sua irmã mais nova, Mei
As irmãs mais novas geralmente tomam decisões precipitadas e
inconseqüentes que levam a situações problemas, enquanto cabe às irmãs mais
velhas a resolução do conflito. Mei, de Totoro, foge de casa e deixa sua irmã,
Satsuki desesperada para encontrá-la. Já Kiki, por exemplo, possui os dois
aspectos concentrados dentro de si: ela impulsivamente muda de cidade para
começar uma nova vida, mas depois começa a perceber que deverá que planejar
melhor suas ações se quer prosperar. Além disso, Kiki é auxiliada por um outro
par: Osono, sua “mãe-adotiva”, que a hospeda em sua padaria e a ajuda a
controlar seu empreendimento e Úrsula, sua “mãe de espírito”, uma artista que
vive na floresta e oferece dicas para que Kiki encontre sua motivação pessoal. Finalmente, em Porco Rosso, Marco convive com seu próprio par: a jovem Fio, uma
habilidosa construtora de aviões e Gina, a prática dona de um hotel.
Kiki's Delivery Service: Ursula leva Kiki em viagens, enquanto Osono cuida de sua febre
Ao retratar o desenvolvimento feminino em ciclos e pares,
Miyazaki mostra a importância das duas faces das “irmãs”. O idealismo inicial é
substituído pelo racionalismo, mas um não seria possível sem o outro.
Satsuki
procura agir como uma adulta, mas para encontrar sua irmã Mei, ela deve abraçar
seu lado mais infantil e buscar a ajuda de um personagem mágico. Kiki não
conseguiria viver na cidade sem a ajuda de seu lado mais objetivo, mas sua mágica
não seria possível sem seu lado mais sonhador. E o piloto Marco só consegue
voar porque possui a inspiração que Fio trás e a companhia de Gina.
Porco Rosso: A teimosa e impaciente Fio e a madura e elegante Gina
O diretor até mesmo coloca pistas visuais que conectam os
pares de personagens: as “irmãs mais novas” geralmente tem cabelos mais claros,
arrumados em rabos-de-cavalo e tranças, enquanto as “irmãs mais velhas”
ostentam cortes curtos. Acho que já dá pra imaginar os motivos por trás dessas
escolhas, não é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário