P.S. Eu Te amo acompanha a história trágica e romântica de uma mulher tentando superar a morte do marido. Quando Gerry morre, Holly se revela incapaz de lidar com a perda e se afunda mais e mais na depressão. Até o dia em que recebe uma carta, escrita pelo próprio Gerry meses antes, a convidando para uma jornada guiada por ele, através de cartas escritas nos meses que antecederam sua morte. Cada carta representa uma nova chamada à aventura, o início de mais um ciclo. O filme é composto de diversas "pequenas jornadas", nas quais Holly se reergue passo a passo. Com essa construção narrativa, é bastante fácil perceber o crescimento da heroína a cada estágio da jornada maior (composta das pequenas jornadas, que também podem ser encaradas como os desafios da jornada maior).
Casablanca é a
história de um triângulo amoroso que tem como pano de fundo a Segunda Guerra
Mundial. Na cidadezinha africana que dá nome ao filme, Rick, dono de um bar
famoso no local, vive sua vida ignorando a história de amor mal resolvido de
seu passado, até que Ilsa, a versão em carne e osso do fantasma que o
atormenta, entra em seu bar, trazendo de volta memórias do tempo que os dois
passaram juntos em Paris e um novo dilema: seu marido Victor é perseguido pelos
nazistas e ambos precisam de passaportes para fugir para a América.
Os dois filmes dividem algumas características em comum além
do gênero. Em Casablanca, Rick é dono
de um bar na cidadezinha africana que dá nome ao filme, e vive uma vida
tranquila se esforçando para esquecer um romance mal resolvido em seu passado.
Em P.S. Eu Te Amo, Holly é uma mulher
enlutada incapaz de superar a morte do marido. A jornada se apresenta de formas
diferentes para eles, mas ambos os heróis a recusam a princípio. Outra coisa em
comum é o uso criativo dos arquétipos. Em Casablanca,
talvez por se tratar de um triângulo amoroso, o próprio herói assume às vezes o
arquétipo de sombra – durante boa parte do filme, não sabemos se Rick vai ajudar
o casal ou se vai se aproveitar de sua posição para se livrar de Victor e ficar
com Ilsa. Em P.S. Eu Te Amo, existe a
figura do mentor, mas ele é um mentor póstumo, que convida a heroína e a guia
pela aventura mesmo depois de já ter morrido.
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