No último encontro
presencial, discuti com as orientadoras o futuro do meu projeto e quais seriam
os melhores caminhos a serem seguidos de maneira a não perder a coesão entre o
que já foi estudado e o que ainda será apreendido. Sendo assim, resolvi acatar
todas as sugestões a mim recomendadas e dediquei esta quinzena a estruturação
da pesquisa empírica que irei empreender na última quinzena.
Tal estruturação
trata-se de estudar a respeito de metodologias de pesquisa a fim de construir e
definir meus próprios métodos de ir até o público e checar como o repertório teórico
até aqui discutido se aplica, ou não, na sociedade. Para tanto busquei ajuda de
uma professora incrível do curso de comunicação da UFMG, Ângela Marques. Ela me
ajudou a encontrar um direcionamento para a minha pesquisa e ainda me
recomendou alguns textos que ajudaram muito a determinar qual metodologia a ser
seguida. Foram eles: Cerveja, mulher,
diversão: representações e diálogos nas propagandas de cerveja brasileiras da
Letícia Alves Lins, Recepção da Publicidade
e Práticas de Consumo: O mercado da cerveja do Márcio Sobroza Pereira, o
capítulo 2 de Publicidade, Imaginário e
Consumo: Anúncios no cotidiano feminino da Elisa Reinhardt Piedras e, por
fim, As práticas de recepção da
publicidade como fluxo: apontamentos teórico-metodológicos também da Elisa
Reinhardt Piedras.
Os dois primeiros
textos, apesar de tratar da recepção das propagandas de cerveja, possuem metodologias
bastante interessantes, das quais pude extrair apontamentos. Por exemplo,
escolhi realizar uma pesquisa qualitativa
e exploratória em detrimento de
uma quantitativa e descritiva na medida em que isso me possibilita realizar com
um número restrito de pessoas, mas que me propicia maior liberdade e
profundidade na construção da entrevista.
Feito isso, elegi um
número de 10 a 20 pessoas a serem entrevistadas. Ainda não estabeleci um número
exato porque não sei se terei tempo de entrevistar 20, mas 10, com certeza.
Além disso, somando os textos lidos nesta quinzena às aulas de Comunicação e
Cultura sobre estudos latino-americanos tentei elaborar um questionário que considerasse
a recepção como um processo que envolve uma série de mediações vinculadas aos
meios de comunicação, a sociedade e a cultura.
Ei Bruna, ótima conexão entre disciplinas e ótima escolha de metodologia, visto que o tempo é curto e o corpus deve ser pequeno. Na verdade,a própria estrutura de Projetos A, em geral, já é em si uma forma de exploração qualitativa. Se tiver qualquer dúvida na aplicação e análise dos questionários fique a vontade.
ResponderExcluirOi Bruna. O assunto parece estar em alta. Acabou de sair, essa semana, na Revista Comunicação e Sociedade, o seguinte texto:
ResponderExcluirPorque Rimos: Um Estudo do Funcionamento do Humor na Publicidade (173-200)- Celso Figueiredo Neto.
Provavelmente não haverá tempo de ler, mas fica a dica.
abs