O objetivo
deste post é analisar melhor alguma
campanha da Arezzo e complementar mais meu conhecimento acadêmico quanto a
recepção dessas campanhas para o público. Para análise escolhi a última
campanha que é a do inverno 2012 estrelada por Débora Falabella.
Abaixo algumas fotos e o vídeo da
campanha:
Bom, com uma
primeira percepção pode-se dizer que a marca manteve sua estratégia de colocar
em seus lançamentos de estação atrizes globais que estão em atuação no momento.
A atriz em questão é Débora Falabella, atual Nina, protagonista da novela da
globo no horário nobre Avenida Brasil. Além disso, ela como destaque
momentaneamente por causa da novela fica em destaque no imaginário das mulheres
que de uma forma ou de outra costumam ser o publico da novela em sua maioria. O
ensaio fotográfico tem um tom bastante moderno e escuro por conta da coleção de
inverno. Foram usadas roupas que davam destaque aos acessórios como já é de
costume da marca. A modelo também usa o cabelo curto como o de sua personagem,
mas se mostra muito mais feminina do que se apresenta na novela. Ao mesmo tempo
traz da ficção a força e garra remetendo nas fotos a uma mulher decidida,
sedutora e moderna. Visualmente assim como todas as fotos de campanha essa
também é muito bem produzida e chamativa pelo caráter relativo à moda e
mulheres famosas.
Quanto a
pesquisa por mais artigos e conteúdo de estudos consegui alguns trechos de
autores que relacionam a moda com o consumo e a construção de uma identidade
feminina. O primeiro deles é de Everardo Rocha:
“Para entender o consumo é
preciso conhecer como a cultura constrói esta experiência na vida cotidiana,
como atuam os códigos culturais que dão coerência às práticas e como, através
do consumo, classificamos objetos e pessoas, elaboramos semelhanças e
diferenças. E assim ver que os motivos que governam nossas escolhas entre lojas
e shoppings, marcas e grifes, estilos e gostos - longe de desejos, instintos ou
necessidades - são relações sociais que falam de identidades e grupos, produtos
e serviços. (ROCHA, 2006, p.86)”
Esse trecho é bem importante para
pensar por que as consumidoras da Arezzo estabelecem esse vínculo com a marca.
A construção de uma imagem de mulher moderna e ligada com as tendências de moda
sem perder o estilo clássico chique explica a escolha pela marca.
Outro trecho relevante é um que
fala sobre a moda e coloca-a em ralação a comunicação.
“A moda representa considerável
relevância na sociabilidade dos sujeitos nas interações cotidianas, atribuindo
identidades e papéis sociais aos indivíduos. Os aparatos ideológicos usados
pelas mídias, que articulam e difundem tendências de moda, são elementos
fundamentais na percepção que os indivíduos fazem desses produtos e precisam
ser investigados com propriedade a fim de esclarecer as estratégias de
manipulação que elas adotam, com o intuito de defender a livre expressão
identitária e o esclarecimento do indivíduo (MORAIS, 2006, p. 10).”
“Para além destas instâncias, o
campo da moda é um meio de comunicação, que se encontra constantemente em pauta
nos meios midiáticos, que disseminam modos de vestir, agir e uma diversidade de
possibilidades de criar /recriar a partir do já existente, bem como o poder de
inibir os aspectos já ultrapassados.” Retirado de "O Consumo, a moda e a representação de identidades: uma análise da campanha Arezzo Inverno 2011"
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-0517-2.pdf
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-0517-2.pdf
Ana, boa relação entre teoria e empiria!
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