segunda-feira, 30 de abril de 2012

Uma visão geral da tatuagem [Luiza Pontes Brant] #1

Os guerreiros e os nobres das tribos maori tatuavam o rosto com formas circulares ao longo da vida;
quanto mais círculos, mais respeitados eles eram perante a comunidade e os inimigos.

A primeira quinzena foi dedicada à dois livros (Teorias da Tatuagem, de Célia Maria Antonacci Ramos e Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo, de Leusa Araújo) e dois documentários do History Channel, Os segredos da tatuagem (parte I e II).

Os dois documentários não acrescentaram muita informação ao meu trabalho, pois acabaram tratando basicamente do que o livro de Leusa Araújo falava, mas foram interessantes para ilustrar melhor o assunto. Já o livro Teorias da Tatuagem se aprofunda mais no assunto, nos informando inclusive sobre outros costumes e culturas relacionadas à prática da tatuagem.

Por indicação da monitora Danila, incluirei na minha análise três artigos: Transformando corpos em pergaminhos: a tatuagem como dispositivo de comunicação/identificação, de Emilene Leite de Souza; As tatuagens e a criminalidade feminina, de Marina Albuquerque Mendes da Silva; e A influência e o significado das tatuagens nos presos no interior das penitenciárias, de Cezinando Vieira Paredes.

Também por indicação dela, penso em focar mais o meu trabalho na questão das tatuagens dentro do contexto penitenciário, mas vou, primeiro, dar uma explanação geral das tatuagens como forma de comunicação em culturas variadas.

2 comentários:

  1. Oi, Luiza, que bom você ter gostado das sugestões! Olhe, fiquei muito curiosa para saber como as leituras que você fez tratam do tema tatuagem, principalmente, na relação com Comunicação. No post, você apenas menciona as leituras. Seria importante comentá-las um pouco também. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Danila!
      Gostei muito das sugestões, obrigada!
      A relação que estou fazendo com a Comunicação é a forma de utilização das tatuagens, em diversas culturas, como forma de dizer aos outros sobre crenças, status, coragem, etc.
      Os livros trazem exemplos de culturas nas quais as tatuagens servem como identificação, como símbolo de força, entre outros, mas no relatório final demonstrarei melhor alguns desses exemplos.
      Abraço!

      Excluir