segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Design na Web [Idgie Pena] #1


icone
Esse semestre, o meu Projeto será sobre tendências que emergem no Design, e por isso grande parte do meu trabalho consistirá em procurar peças, campanhas, sites e outras formas de manifestação das tendências que estudarei na parte teórica.
A primeira quinzena foi dedicada a fazer um apanhado de tendências que perpassam o Web Design; para isso, li o artigo “The Real Design Trends For 2011”, no site Web Design Shock. Depois de ler o seu conteúdo, percebi que boa parte dos sites/blogs que eu já visitava apresentavam layouts com aquelas características, e por isso poderei usa-los como exemplo, além daqueles contidos no próprio artigo. Duas coisas que notei, entretanto, é que boa parte das tendências que irei citar a seguir são utilizadas muito mais enfaticamente por sites das áreas de design, publicidade, moda, arte, fotografia e outros ramos que se preocupam muito com o apelo estético do seu conteúdo. Isso não quer dizer que essas tendências não existam; muito pelo contrário, o que me parece é que certos setores funcionam mais como “medidores” de tendências do que outros, o que aliás foi algo que eu percebi também no meu Projetos A1, em outra situação. Outra coisa que percebi é que é bem dificil achar sites brasileiros que tenham um design mais arrojado, os sites que achei de exemplo eram todos de outros lugares do mundo… Infelizmente não encontrei uma explicação para isso, mas creio que seja um reflexo do conservadorismo que acontece também em outras áreas. Encontrei, entretanto, um site destinado a reunir os sites brasileiros que se destacam pelo design, o Web da Gente. Muito bom, recomendo!
Enfim, aqui estão as principais características que apreendi do artigo lido e alguns exemplos de sites em que elas podem ser notadas:
► Diga adeus ao excesso                                                                                                           
minimal
► Use o texto como imagem, e não só como informação                                                              
tipog
► Textura pode deixar tudo mais interessante                                                                              
textura
► As vezes, uma imagem diz tudo                                                                                              
foto
► Troque os ângulos retos por curvas                                                                                          
bordas
► Aposte na interatividade                                                                                                          
interatividade

Optei por colocar as características apenas como tópicos para não me alongar demais no post, e para que o conteúdo possa ser melhor desenvolvido no relatório final e apresentado na apresentação final.

4 comentários:

  1. Oi, Idgie, suas observações e questionamentos são muito bons! Quando investigamos um objeto, essas questões que brotam são achados bem importantes. Gostaria que você as tivesse relacionado mais com a leitura que você fez, explorasse melhor as referências. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vou reparar mais nisso no próximo post :) Obrigado pelo retorno!

    ResponderExcluir
  3. VEEEEEEEEYY !! MTO BOM!! =O
    Esse último eh MARAVILHOSO *_*

    ResponderExcluir