segunda-feira, 30 de abril de 2012
Mulheres construídas [Karina Carvalho #1]
Meu tema de projetos deste período será analisar revistas femininas com diferentes públicos, categorizados por sua faixa etária, a fim de identificar o padrão de mulher ideal passado pelas revistas.
Para a primeira quinzena, me propus a analisar a revista Capricho, voltada para o público adolescente. Fui orientada a analisar as edições do mês de março, mês da mulher. A dificuldade de encontrar tais edições entretanto, exigiu uma mudança no cronograma. Adiei a análise das revistas para a próxima quinzena.
Para esta quinzena realizei a leitura de dois artigos indicados pela monitora.
Os links dos artigos:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392001000300010&script=sci_arttext
http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/18106/1/R0992-1.pdf
A leitura dos textos me auxiliou no entendimento sobre o papel das mídias na construção de um papel social.
Baseada na leitura, entendi que a mulher ainda é vista como um objeto de prazer masculino. As matérias nas revistas endossam esse papel, ao "dar dicas" de comportamento diante do sexo oposto, de como ficar linda para seu marido, de como cuidar bem da casa, de como chamar a atenção do garoto no colégio, etc.
Para a próxima quinzena já espero estar com as revistas em mãos, e poderei analisar essas características empiricamente.
Até lá, vou continuar minha busca por esse material, e encontrar uma maneira de categorizar a leitura dessas revistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Karina! Que bom as leituras terem ajudado! Gostaria que você tivesse desenvolvido um pouco mais sobre a relação delas com seus objetos de estudo. Sobre as edições, sugiro que você escolha números atuais para conseguir dar conta da observação das revistas. Nos próximos posts, recomendo citar as referências pelos nomes dos autores e não apenas só colocar os links. Um abraço!
ResponderExcluir