domingo, 29 de abril de 2012

Uma breve introdução ao estudos do Humor [Bruna Sanchez] #1




Na última quinzena me dediquei à leitura de textos que me introduzissem na discussão a respeito da relação entre humor e publicidade. Descobri que existem teóricos de diferentes áreas das ciências humanas que tratam da questão do humor dos quais se destacam dois filólogos, Henri Bergson e Vladmir Propp, cujos estudos vêm orientando a maior parte das pesquisas que o colocam em uma relação mais pragmática com a comunicação. Na leitura do livro O Riso: Ensaio sobre a significação do cômico, Henri Bersgon estabelece três princípios dos quais derivam situações cômicas no geral. Juntando esses estudos de Bergson com uma síntese mais classificatória e didática de Propp, o texto O riso na publicidade: uma estratégia de luta, analisa o vídeo comercial Ponto Contra da marca de cerveja Sol para exemplificar como essas teorias, sobretudo aquela que diz respeito ao "riso de zombaria”, se aplicam aos comerciais que se valem do humor para ridicularizar seus concorrentes. A partir daí, fiz uma pesquisa no Youtube e pude perceber que essa é uma ferramenta utilizada por muitas empresas na chamada “batalha de marcas” que se dá entre grandes nomes como Coca-Cola e Pepsi, Mac Donalds e Burger King, Nike e Adidas e etc.





Já o texto do Marcio Acselrad, Humor como Estratégia de Comunicação parte de outro princípio para tratar da questão do humor. Não considera-se aqui a comicidade como uma rendição à preguiça e fuga momentânea da realidade, como afirma Bergson, mas como uma maneira de ascender o espírito para a verdade e perpepção dessa realidade. Apesar de ter sido uma leitura bastante rica, o que o autor defende nesse texto não servirá muito à minha pesquisa, pois seu posicionamento com relação ao papel do humor na comunicação é demasiado filosófico e antropológico, sendo que busco algo mais prático e evidente.

Um comentário:

  1. Ei Bruna.Você deve estar se divertindo com esse projeto!!

    Olha que coincidência.Acabou de ser lançado, nesta semana, o livro “ Humor e Riso na Cultura Midiática”.Edit Paulinas. Orgs Roberto Elísio e Regina Rossetti. É só uma leitura extra, caso você se interesse e tenha um tempinho sobrando!

    Outra coisa. Fiquei na dúvida. Quais os três princípios do humor definidos pelo Bergson?

    abs

    ResponderExcluir